9 rituais para adicionar à rotina e acordar mais disposto

Siga essas dicas para levantar da cama preparado para viver um novo dia

acordar disposto
Foto: Shutterstock

Acordar disposto é o desejo de muitas pessoas que possuem uma rotina intensa e precisam lidar com dezenas de tarefas a serem cumpridas. No entanto, ainda que pareça ser impossível lidar com o cansaço e conseguir um dia com mais produtividade, existem algumas formas que contribuem para melhorar o ânimo pela manhã.

Como acordar disposto e se livrar do cansaço?

Evite muitos despertadores

Nada de apertar o botão de soneca pela manhã! Adicione um único horário no relógio para despertar e siga firme diante dele. Conhecer a própria rotina é essencial para isso. Se não há necessidade de acordar muito mais cedo, por que colocar inúmeros alarmes? Diante desse cenário, fica ainda mais difícil levantar da cama e o cansaço só tende a aumentar.

Beba água

Beber água assim que sair da cama contribui para que o corpo se mantenha hidratado e para um melhor funcionamento do sistema digestivo e da corrente sanguínea. O hábito também é capaz de revigorar o ânimo pela manhã, trazendo mais energia e disposição. Por isso, assim que abrir os olhos, já pegue um copo de água!

Evite álcool

Ainda que a tentação de tomar uma cervejinha ou uma taça de vinho para relaxar antes de dormir seja grande, deixe o álcool para aquelas ocasiões especiais ou para o final de semana. As substâncias encontradas nele atrapalham o ciclo natural do sono e propiciam sensação de exaustão ao levantar no dia seguinte. Se sua rotina requer muito da sua produtividade, é melhor deixar os drinks para um momento mais adequado.

Desligue os aparelhos eletrônicos

Desligar a cabeça antes de dormir é essencial para o relaxamento neste momento. O hábito de assistir televisão, mexer nas redes sociais ou, até mesmo, entrar em contato com qualquer outro dispositivo eletrônico, pode te fazer perder o sono e resultar em horas desperto – e, consequentemente, acordar disposto não será uma opção. Isto porque, a luz que emana dos aparelhos, diminui a produção de melatonina, responsável pela regulação hormonal e indução do sono.

Mantenha uma boa alimentação

Esteja atento, principalmente, à primeira refeição do dia – o café da manhã. Muitas pessoas acabam o pulando quando acordam atrasados, mas este hábito é um erro que pode atrapalhar todo o resto de sua programação diária. Tal feito pode comprometer significativamente as capacidades do cérebro e ao exagero na hora de almoçar e jantar – levando ao aumento de peso que também é motivo de insônias.

Pratique exercícios

A prática de exercícios deve ser feita, preferencialmente, pela manhã. Além do corpo queimar mais calorias neste horário e ganhar energia para as outras atividades, por conta da liberação da serotonina (o hormônio do bem-estar), exercitar-se a noite pode desregular o sono. Isto porque ao movimentar as articulações, é natural que a temperatura corpórea aumente. Este efeito estimula o corpo a continuar desperto.

Deixe a luz do Sol entrar

Não há nada melhor do que contar com a ajuda do Sol como despertador natural. A luz de dispositivos eletrônicos pode ser muito prejudicial, mas a natural, que entra no início do dia, é um dos melhores agentes reguladores do sono, já que indica ao corpo o momento ideal para acordar disposto.

Aposte no conforto

Algo essencial para dormir verdadeiramente bem – e acordar animado no dia seguinte – é investir em um bom colchão. Descansar em uma ambiente confortável e livre de roupas que incomodam é uma dica simples que pode fazer toda a diferença em sua rotina para conseguir, de fato, atingir o relaxamento necessário para despertar melhor.

Não enrole para dormir

Deixe para ler mais um capítulo do livro ou assistir outro episódio da sua série favorita no dia seguinte. Pode parecer óbvio, mas se você não levar a sério a necessidade de dormir oito horas por noite, não há milagre que te fará ter disposição no dia seguinte para cumprir suas obrigações do trabalho e de casa.

Leia também: