Acordar cansado está atrapalhando seu dia? Confira dicas para melhorar

Você tem acordado com sensação de cansaço? Saiba como aumentar a disposição

Seis motivos que podem estar te levando a sentir exaustão no dia a dia

acordar cansado
Foto: Reprodução

acordar cansado pode indicar que alguns de seus hábitos não estão muito bons. Analise sua alimentação ou até mesmo a qualidade de seu sono, porque, com certeza, alguma coisa em sua rotina está desajustada. Para te ajudar a aumentar sua disposição, nós separamos alguns cuidados básicos para adicionar no dia a dia.

No entanto, vale ressaltar que, se o desânimo e moleza persistirem por muito tempo, é recomendado uma consultado ao médico. Afinal, existem diversos problemas que geram esse desconforto por falta de nutrientes e energia, como a anemia.

Dê um adeus à moleza e pare de acordar cansado com essas orientações

Falta de sol

Um banho de sol diário é essencial para manter a disposição nas alturas. Isto porque a exposição aos raios solares são a melhor forma do corpo absorver vitamina D – uma das principais responsáveis pela diminuição da fadiga. Será que você tem feito isso regularmente?

Pouca água

Embora beber muita água antes de dormir está longe de ser uma coisa boa, é necessário consumir o líquido ao longo do dia. O que isso tem a ver com acordar cansado? Bem, a água atua levando nutrientes para dentro das células. Portanto, com a baixa ingestão, o metabolismo diminui e a sensação de fadiga aumenta.

Má alimentação

Consumir alimentos pouco nutritivos é uma das principais causas do aumento do cansaço e, também, de outros diversos problemas ligados à saúde do organismo. Consuma alimentos ricos em minerais e vitaminas, evite ao máximo depender da cafeína para se manter acordado e procure fazer refeições mais leve na hora da janta.

Sono interrompido

Deixe para ler mais um capítulo do livro ou assistir outro episódio da sua série favorita no dia seguinte. Pode parecer óbvio, mas se você não levar a sério a necessidade de dormir oito horas por noite, não há milagre que te fará ter disposição no dia seguinte para cumprir suas obrigações do trabalho e de casa.

Além disso, possuir uma rotina de sono adequada é essencial para o bom funcionamento do ritmo circadiano. Dormir cada dia em um horário confundirá seu corpo e vai te fazer ter dificuldades para, realmente, conseguir descansar à noite.

Estresse e ansiedade

Filhos, família, relacionamentos e trabalho. Tudo isso, se organizado da maneira errada, pode trazer muitas preocupações e aumentar significativamente os níveis de estresse e ansiedade no organismo. Tal quadro aumenta a produção de cortisol e faz com que o corpo e a mente fiquem em estado de “alerta”, impedindo os momentos de descanso.

Desconforto na hora de dormir

Algo essencial para dormir verdadeiramente bem – e acordar animado no dia seguinte – é investir em um bom colchão. Descansar em uma ambiente confortável e livre de roupas que incomodam é uma dica simples que pode fazer toda a diferença em sua rotina para conseguir, de fato, atingir o relaxamento necessário para despertar melhor.

Leia também: