Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
A diástase abdominal provoca uma série de alterações gastrointestinais
A diástase abdominal provoca uma série de alterações gastrointestinais - Foto: Shutterstock

Saúde

O que é diástase abdominal? Veja os sintomas e como tratar a condição

Condição ocorre principalmente durante a gravidez e causa a flacidez abdominal; especialista explica o tratamento

A diástase abdominal é um problema bastante comum entre as mulheres, principalmente durante a gravidez. Ela ocorre a partir do afastamento da musculatura do abdômen, devido à necessidade de acomodar o bebê na barriga.

Conforme o ginecologista e obstetra, Dr. Alexandre Rossi, existem alguns fatores que contribuem para o surgimento desta condição. “Embora possa ocorrer em diversas situações, é mais comum nas gestações múltiplas ou naquelas em que os bebês nascem com peso elevado”, afirma. 

“É importante lembrar que este afastamento é natural ao longo da gestação, especialmente por volta do terceiro trimestre, mas quando maior do que o esperado, ou se não retornar após o parto, dentro de alguns meses, é necessário avaliar”, complementa. 

Sintomas e diagnóstico

A mudança nas estruturas internas leva à fraqueza abdominal, flacidez na barriga e hérnias. Além disso, desencadeia uma série de alterações gastrointestinais, como gases, desconforto e prisão de ventre. Também pode ocorrer episódios de incontinência urinária, de acordo com o médico. 

A partir desses sintomas, o diagnóstico da diástase abdominal acontece por meio de exame físico. Contudo, em alguns casos, também podem ser solicitados exames complementares, como ultrassom ou tomografia. Eles ajudam a identificar o tamanho da distensão muscular e da área de fraqueza entre os músculos.

Tratamento da diástase abdominal

Segundo o ginecologista, o tratamento de diástase abdominal depende de cada caso, mas poderá incluir fisioterapia e exercícios localizados para fortalecimento da musculatura da região lateral do abdômen. Isso auxiliará o fechamento da região central e da região pélvica.

“Em alguns casos em que estas medidas não forem suficientes, poderá ser necessária a correção cirúrgica”, diz o Dr. Alexandre, que reforça a importância de buscar orientação médica para tratar e resolver o problema.

“Os exercícios devem ser realizados somente sob orientação profissional, pois em caso de confirmação de diástase, há exercícios contraindicados, que podem inclusive agravar o quadro”, finaliza.

Mais notícias como essa

Receitas

Veja essas dicas de como temperar melhor o bife e deixar a carne saborosa e surpreendente para você e seus familiares e amigos

Comportamento

Um mapa mental pode ser de muita utilidade na hora de estudar ou até organizar suas ideias sobre determinado tema; veja como montar um

Finanças e Empreendedorismo

Especialista em finanças dá algumas dicas para que casais possam conversar sobre dinheiro sem gerar conflito na relação

Moda

Jeans, alfaiataria ou estampas? Veja algumas ideias para apostar no short-saia e montar looks para diferentes ocasiões