Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
A dermatite seborreica se caracteriza pela descamação do couro capilar
A dermatite seborreica se caracteriza pela descamação do couro capilar (Crédito: Shutterstock)

Beleza

Dermatite seborreica: rosto e couro cabeludo podem ser afetados

Tricologista explica mais sobre causas, manifestação e tratamento da dermatite seborreica, popularmente conhecida como caspa

As caspas costumam ser motivo para bastante incômodo e, às vezes, até vergonha, já que é comum essas casquinhas caírem na roupa, por exemplo. Mas se engana quem pensa que isso é sinal de falta de higiene, viu? Por trás da caspa está uma condição chamada dermatite seborreica, capaz de afetar também outras regiões.

“A dermatite seborreica é uma inflamação crônica na pele e pode surgir em diversas áreas do corpo, principalmente naquelas que possuem um grande número de glândulas sebáceas, causando descamação da pele e vermelhidão”, explica a tricologista Ana Carina Junqueira, fundadora do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas em Medicina Capilar (IBEMC).

Segundo a especialista, por ser crônica, há períodos de melhoras e pioras dos sintomas, que podem persistir por meses ou até anos. Sua manifestação mais comum é no couro cabeludo, com uma estimativa de 40% da população brasileira sofrendo com as capas.

Dê preferência aos banhos mornos para não agravar a caspa
Dê preferência aos banhos mornos para não agravar a caspa (Crédito: Shutterstock)

“Caspa é, na realidade, o nome dado às casquinhas brancas que se formam devido à descamação do couro capilar. Além delas, a condição também pode resultar em manchas vermelhas, irritação e coceira, ocasionando feridas ainda maiores”, detalha Ana. 

Afinal, o que causa a dermatite seborreica? 

Segundo a médica, genética e predisposição familiar são grandes influenciadores do quadro. Contudo, o aumento do sebo e a proliferação de fungos já habitantes da pele também podem contribuir para o surgimento. O uso de produtos inadequados nos fios, por exemplo, se enquadra nessa segunda possibilidade, aumentando a oleosidade.

“A ingestão de álcool, alguns medicamentos e o tempo frio e seco também costumam ser culpados pela caspa. Porém, o que muitos não sabem é da ligação entre dermatite seborreica e desequilíbrio emocional. Maior estresse, ansiedade e fadiga geram predisposição”, alerta a tricologista. 

Alimentação saudável faz parte do tratamento de controle da dermatite seborreica
Alimentação saudável faz parte do tratamento de controle da dermatite seborreica (Crédito: Shutterstock)

Com cuidados, mas sem cura

Não há cura para a dermatite seborreica — e, consequentemente, nem para a caspa, que é uma manifestação do problema. Ainda assim, não precisa se desesperar, viu? Afinal, existem tratamentos de controle para a condição e seus sintomas, como o uso de produtos adequados e o acompanhamento profissional.

Além desses, a especialista destaca outros hábitos úteis para ajudar na situação: tomar banhos mornos, não prender os cabelos molhados, manter o couro cabeludo seco, ter uma alimentação balanceada, garantir uma boa noite de sono e, claro, cuidar do emocional.

Fonte: Ana Carina Junqueira, tricologista e fundadora Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas em Medicina Capilar (IBEMC).

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Comportamento

Atriz usou as redes sociais para falar sobre o seu diagnóstico; psicanalista explica os sintomas e tratamento

Saúde

Se você tem sentido dor ou outros sintomas no calcanhar, pode ser bom investigar para saber se a causa é a bursite na região

Pets

A queda de pelos dos pets ficar maior no outono é comum, porém podem ser necessários cuidados se isso for muito excessivo