9 temperos para você substituir o sal e dar um toque especial nas receitas!

Exagerar na quantidade de sal na alimentação é perigoso! Por isso, substitua por temperos que deixam seus pratos mais saborosos e saudáveis!

Saleiro deitado com sal para fora.
FOTO: Shutterstock.com

O excesso de sal na alimentação é um dos grandes vilões da atualidade. Exagerar no seu consumo pode levar a problemas de saúde, como hipertensão. Mas existem outros ingredientes cheios de sabor para temperar suas receitas, diminuindo o uso do sal e dando um toque especial aos pratos.

Saleiro deitado com sal para fora.

FOTO: Shutterstock.com

Salsinha e cebolinha

Essa dupla forma o famoso cheiro-verde, utilizado em diversas preparações, como refogados, saladas, omeletes, carnes, peixes, recheios de tortas, entre outras. Acrescente sempre ao final do preparo e use também para decorar os pratos.

Orégano

Ele é sempre lembrando quando se fala em pizza. Mas o orégano, apesar de ter sabor forte, pode ser usado para temperar outros pratos. O segredo é utilizar apenas uma pitada, combinado com outras ervas.

Alecrim

O aroma forte do alecrim penetra com muita facilidade em carnes brancas e vermelhas. Uma dica é colocar um ramo fresco dentro de um vidro com azeite e esperar alguns dias para tomar gosto. Use para temperar saladas.

Manjericão

Esta erva tem aroma e gostinho inconfundíveis. Vai muito bem em molhos vermelhos, tortas, saladas e é ingrediente do clássico molho pesto.

SAIBA MAIS

Delícias de orégano

Suflê de frango com ricota e tomilho

Frango com açafrão e tomate

Coentro

Dá um toque diferente ao tempero de feijão, peixe assado ou ensopado e combina com pratos com camarão. É muito presente na culinária nordestina.

Louro

Basta uma ou duas folhinhas de louro para um tempero saboroso em molhos, feijão, sopa de legumes e carnes recheadas. Se desejar, retire a folha depois da receita pronta.

Tomilho

Muito versátil, o tomilho vai bem no churrasco de carne e frango, no tempero de aves e peixes e em refogados de tomate e abobrinha. Suas folhas verdes em formato de pequenas florzinhas podem ainda decorar os pratos.

Açafrão

O açafrão além de colorir a receita com um tom amarelado, traz muito sabor e é um aliado da saúde do coração. O condimento pode ser adicionado a arroz, refogados, carnes, feijão, pães e pratos que levam frutos do mar.

Texto: Sheila Junqueira