9 programas do Silvio Santos que nunca vamos esquecer

"Silvio Santos vem aí, olê, olê olá..." O rei dos auditórios coleciona programas inesquecíveis na televisão brasileira. Relembre!

silvio santos
FOTO: Divulgação

O rei dos auditórios coleciona grandes momentos na televisão brasileira. Silvio Santos é quem o público costuma chamar de “um apresentador completo”. São muitos os programas inesquecíveis que ele comandou e que, com certeza, você já ouviu falar deles alguma vez. Divirta-se relembrando!

silvio santos gif

1. Show de Calouros (1977 a 1992)

Acredite se quiser, esse programa começou antes de existir o SBT. Ainda com uma pegada bem parecida com a do rádio, cantores se apresentavam para jurados. Formato que permanece até hoje em várias emissoras. O que mais chamava a atenção – além das notas zero – é que Silvio era um pouquinho, digamos, rigoroso…  Ele chamava alguns produtores no palco para dar broncas.

A partir de 1981, os artistas Sônia Lima, Sérgio Mallandro, Nelson Rubens, Jorge Lafond, Eliana, Mara Maravilha e Sônia Abrão passaram a fazer parte da bancada de jurados.

2. Domingo no Parque (1977 a 1988)

O quê? Silvio Santos rei dos baixinhos? Quase! O apresentador já comandou uma plateia cheia de crianças com pompons coloridos nas mãos – só imagine! Em um cenário que lembrava um parque de diversões, equipes de duas escolas disputavam algumas provas. Entre uma e outra, eram exibidos desenhos animados famosos da época.

 3. Porta da Esperança (1984 a 1996)

Basicamente, o negócio era um só: fazer o telespectador feliz! Esse foi o primeiro modelo de programa a oferecer ajuda, assistencialismo, à audiência. Algumas histórias eram selecionadas e as pessoas faziam os pedidos para Silvio, na esperança de que ele realizasse ou levasse algum empresário – com grana! – para ajudar. O clima de suspense que até hoje a gente vê na tevê começou aí, e o apresentador mantinha os telespectadores grudados na telinha do começo ao fim.

 4. Qual é a Música? (1ª fase de 1976 a 1991)

Três artistas do sexo feminino e três do sexo masculino disputavam quem sabia mais sobre o mundo musical. E se alguma equipe não soubesse qual era a música, o dublador Pablo, com uma pintura de rosto diferente a cada programa, fazia um espetáculo a parte.

5. Topa Tudo por Dinheiro (1991 a 2001)

“Quem quer dinheiro?”. Foi nesse programa que o jargão caiu no gosto popular e é um dos mais clássicos de Silvio até hoje – bem como os aviõezinhos de notas de cem reais. Seguindo um formato estrangeiro, um dos momentos mais esperado era o quadro das pegadinhas e câmera escondida, com destaque para a performance de Ivo Holanda.

Além disso, o auditório participava de várias provas valendo grana. Mas não era tão fácil… Que tal colocar a mão em uma caixa de baratas para ganhar uma notinha de cinquenta reais?

6. Tentação (1994 a 2002)

A cada programa, 60 clientes das lojas Baú da Felicidade que estavam em dia com as prestações dos carnês de venda participam de provas que valiam eletrônicos, eletrodomésticos ou dinheiro. Foi uma forma que Silvio encontrou de fidelizar esses clientes e, mais uma vez, fazer as pessoas felizes.

Nele, também estava o famoso quadro “Pião da casa própria”. O resultado não podia ser diferente: mais um sucesso de audiência.

 7. Em Nome do Amor (1994 a 2000)

Esse programa era exibido após o programa Tentação, logo os telespectadores não deixavam de acompanhar Silvio Santos. Pessoas de todo o Brasil eram convidadas ou se inscreviam para encontrar a cara-metade. Entre entrevistas bem-humoradas e olhares cheios de intenções, a pergunta mais famosa era feita: “é namoro ou amizade?”.

8. Show do Milhão ( 1ª fase de 1999 a 2003)

O jogo de perguntas e respostas que podia deixar alguém milionário fazia com que os telespectadores ficassem grudados na telinha respondendo junto com o participante. Além de ser viciante, Silvio fazia questão de deixar o clima cheio de suspense e o mais tenso possível.

O programa rendeu várias pérolas inesquecíveis e um único vencedor. Uau!

9. Programa do Silvio Santos (1 ª fase 1981 a 2001 e 2ª fase 2008 – atualmente)

É considerado como o maior e mais clássico programa de auditório da tevê brasileira com variedades de temas. A regra é uma só: muitos artistas e a plateia participando de provas que valem prêmios. Silvio Santos parece ainda confiar na receita de sucesso que segue durante todos esses anos. Com bom humor e sinceridade, ele flerta com as convidadas, dá bronca nos produtores, elogia as bailarinas e vira meme sem reclamar!

“Silvio Santos vem aí, olê olê olá…”

Mas, calma…

Você não pode ir para a próxima matéria sem ouvir esse clássico.

E sem ver esse tombo!

silvio-santos-caindo-gif

LEIA TAMBÉM