8 combinações deliciosas com farelo de aveia

O farelo de aveia pode ser combinado com folhas, frutas, legumes, iogurte e especiarias para ajudar você a variar o cardápio sem sair da dieta

Copo com iogurte, farelo de aveia e frutas vermelhas sobre a mesa
Por Carolina Firmino - 01/08/2016

Foto: Shutterstock/Images

O farelo de aveia é daquelas alternativas que passam despercebidas no paladar, mas fazem total diferença na balança. Inclusive, aliado a outros alimentos – como legumes, folhas, frutas, pães e até outros grãos – ele fica ainda mais poderoso e ajuda a eliminar calorias. Mas é preciso conciliar o farelo de aveia com a prática de exercícios físicos e um cardápio equilibrado. “Os benefícios são adquiridos por hábitos saudáveis e equilibrados, a longo prazo. Para emagrecer, o ideal é ter uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes e cereais integrais, com ingestão adequada de água e orientação de um profissional”, destaca a nutricionista Maiara Fidalgo. Selecionamos algumas opções para combinar com farelo de aveia e dar um impulso na sua dieta.

Iogurte desnatado

A combinação com o farelo de aveia é uma das mais nutritivas e aparece como alternativa para quem precisa de um lanche leve e capaz de matar a fome. “Por possuir proteína e carboidrato de forma dosada, promove mais saciedade e ainda fornece inúmeros nutrientes”, explica a nutricionista.

Copo com iogurte, farelo de aveia e frutas vermelhas sobre a mesa

Foto: Shutterstock/Images

Linhaça, cacau e leite de soja

Combiná-los ao farelo ajuda a manter os vasos sanguíneos desobstruídos: a proteína da soja diminui os níveis de colesterol ruim no sangue, assim como a fibra beta-glucana – presente na aveia – o ômega-3 da semente de linhaça e o flavonol do cacau. Juntos, eles intensificam a eliminação de gordura.

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Todas são ricas em fibras e influenciam na sensação de saciedade. Ao lado do farelo de aveia, ajudam no controle do colesterol e da glicemia. A última ainda deixa o combinado mais nutritivo.

Banana

Também resulta em uma sensação de bem-estar, já que a combinação é igualmente rica em triptofano. Aqui, o farelo de aveia surge como opção melhor que a aveia em flocos justamente por conter mais fibras e promover saciedade. Para deixar a combinação ainda mais poderosa, adicione canela. O resultado será uma mistura termogênica, que acelera o metabolismo e facilita a queima de gordura.

Consultoria: Maiara Fidalgo, nutricionista da Fluyr Saudável, da Clínica de Combate à Dor e ao Estresse