7 passos para uma boa redação!

Quer mandar muito bem na redação? Confira 7 dicas que vão te ajudar a tirar a nota máxima no seu concurso, vestibular ou provas em geral. Anote aí!

Mulher sentada escrevendo na sala de aula
Foto: shutterstock

Independentemente do vestibular, concurso ou prova em questão, existem algumas dicas gerais que podem te ajudar na hora de escrever uma redação. Listamos abaixo 7 desses passos, que começam bem antes da hora do texto e só terminam após o seu último ponto final. Anote aí!

Menina estudando, boa redação

Foto: Shutterstock

1. Leia muito e leia sempre

A leitura é um instrumento de aprendizado e crescimento social. Ela é fundamental para informar, entreter e desenvolver o nosso senso crítico. Especialmente para quem está prestes a fazer uma prova e precisará escrever uma redação, o hábito da leitura é fundamental. Revistas, livros, jornais, sites… Todos os tipos de mídias são importantes e bem-vindos nesse processo. O importante é ler! 

2. Seja antenado

Pesquise e fique inteirado sobre assuntos que vêm ganhado repercussão na mídia. Além de serem possíveis temas de redações de vestibulares, estar antenado com o que acontece no mundo nas mais diferentes esferas ajuda a desenvolver argumentos e estabelecer correlações com outros temas.

3. Treine escrever

A forma mais certeira de desenvolver sua escrita não envolve muito mistério: simplesmente escreva! Treine redações dos mais variados tipos e temas, procurando sempre dar o seu melhor. Leve seus textos para serem corrigidos por professores, anote todas as dicas e correções e utilize-as para reescrever a redação. Além disso, procure melhorar a cada novo texto e sair da sua zona de conforto, tendo assim contato com diferentes tipos de assuntos.

4. Escolha um local adequado para estudar

Treinar a escrita é fundamental, mas é importante também se atentar para os fatores externos nessa hora. Procure locais calmos, arejados e iluminados para escrever e lembre-se de que reproduzir o ambiente da prova ajuda a lhe dar mais segurança. Assim, delimite um tempo para terminar a redação, e tenha água e alimentos leves e pequenos por perto.

5. Siga um roteiro

Antes de começar seu texto, pense com calma no que irá escrever. Monte uma estrutura do que será feito, pensando na ordem e na relação dos fatos. Procure escrever períodos não tão longos, que possam confundir mais do que explicar, e fique atento à ortografia e citações. Se a redação delimitar um número de linhas, preste muita atenção para não ultrapassar ou escrever menos do que o pedido

6. Evite o senso comum

Quanto mais estudar e informar-se sobre diferentes assuntos, mais preparado você estará para a redação. Se informando mais, aumentam muito as chances de você ter suas próprias opiniões, com argumentos claros e concisos, ou mesmo de ter boas ideias para narrativas e descrições. Dessa forma você sai do senso comum e consegue se destacar entre os concorrentes.

7. Releia a redação

Reler sua redação é fundamental! Essa é a melhor forma de avaliar se a fluidez do texto, a sequência de ideias e os argumentos utilizados fazem sentido em conjunto. Além disso, reler o texto do começo ao fim permite que você enxergue mais facilmente possíveis erros de português e repetição de palavras.

 Veja também!

10 dicas para melhorar a concentração