7 esportes olímpicos que você também pode praticar

Modalidades estarão presentes no Rio de Janeiro e não precisam de muitos equipamentos para a prática!

Natação
Foto: Reprodução/Facebook – Joanna Maranhão

Os Jogos Olímpicos estão chegando! Faltando menos de 2 meses para o evento, a expectativa é grande para ver astros do esporte mundial reunidos no Rio de Janeiro. Serão disputadas 42 modalidades diferentes em 28 esportes. As novidades para esse ano são o Rúgbi Seven, uma variação do rúgbi com 7 jogadores, e o golfe.

Em meio a tantas modalidades diferentes, algumas são menos acessíveis para a prática porque precisam de muitos equipamentos, como o arco-e-flecha e o tiro esportivo. Por outro lado, existem esportes que não precisam de muita coisa para serem praticados. Que tal começar a treinar algum deles? Além de divertidos, são muito bons para a saúde! Mas tome cuidado: sempre consulte um médico ou especialista antes de começar a praticar qualquer esporte!

Confira algumas sugestões:

Atletismo

Atletismo

Foto: Reprodução/Facebook – Usain Bolt

O atletismo é dividido em muitas modalidades diferentes. Mas a mais popular é a corrida. Para correr, não existe mais nada necessário além de um par de tênis e muita disposição! Não precisa, também, de um lugar especial para praticar: pode ser na rua, em uma esteira, em uma trilha ou em uma pista de atletismo.

E a corrida é um dos esportes mais saudáveis que existem. É ideal para perder peso, além de ajudar a tonificar músculos. O ideal seria encontrar um especialista para ter um treino traçado conforme suas necessidades e seu tempo, para não sobrecarregar o corpo.

Basquete

Basquete

Foto: Shutterstock Images

O basquete é um esporte coletivo que tem benefícios para os músculos e o coração. Uma vantagem é que a modalidade desenvolve os músculos inferiores, com a corrida, e superiores, com o movimento dos braços para o arremesso. Muitas praças de esporte públicas possuem quadras com tabelas de basquete, então o equipamento mais necessário é a bola. Mesmo sendo um jogo coletivo, é possível jogá-lo com apenas duas pessoas.

Para quem tem filhos, o basquete é uma boa opção para as crianças. O esporte ajuda no desenvolvimento do corpo e nas atividades locomotoras, além de trabalhar aspectos como concentração e reflexo.

Boxe

Boxe

Foto: iStock/Getty Images

Muitas pessoas evitam o boxe por considerá-lo violento. Isso é desinformação, pois o esporte pode ser praticado com o mínimo de contato possível. No Boxe Olímpico, por exemplo, o que vale é o contato com a cabeça ou o corpo do oponente, e não a força. Quanto mais vezes o boxeador atingir essas regiões do adversário, mais pontos ele ganha.

O boxe é um excelente esporte cardiovascular. Se o objetivo é perder peso ou ganhar massa muscular, o esporte também é indicado. O treino reúne muitos movimentos diferentes, queimando calorias. Além disso tudo, é claro, a prática de boxe ajuda na defesa pessoal. Muitas academias oferecem treinos para adultos e crianças.

Ciclismo

Ciclismo

Foto: Getty Images

Nos Jogos Olímpicos, o ciclismo é dividido em 4 modalidades: BMX, de estrada, de pista e Mountain Bike. As práticas mais comuns no cotidiano são a de estrada e mountain bike, feitos respectivamente em asfalto e na terra. Pedalar tem inúmeros benefícios: é ótimo para queimar calorias e manter a saúde cardíaca e também um meio de transporte que não polui o ambiente e evita congestionamentos.

Futebol

Futebol

Foto: Getty Images

O já conhecido futebol é uma opção de esporte para ser praticado. Existem campos e quadras em todo canto, alguns públicos e outros pagos. O futebol estimula toda a musculatura do corpo durante a sua prática, além de ser uma importante atividade cardiovascular. É só pegar uma bola e começar a praticar!

Natação

Natação

Foto: Reprodução/Facebook – Joanna Maranhão

Quando o assunto é esporte saudável, a natação é sempre um dos nomes mais comentados. Sua prática é limitada às piscinas, mas existem muitos clubes e projetos comunitários que permitem o treinamento do esporte. Nadar é uma atividade indicada para todas as idades: idosos, adultos e crianças podem praticar em seus respectivos níveis.

Para a saúde, são inúmeros benefícios. Por ser feita na água, é uma atividade que gasta muita energia, queimando calorias. Nadar também ajuda a corrigir a postura, a desenvolver músculos e a aumentar a capacidade de obter oxigênio, entre muitas outras vantagens.

Vôlei de Praia

Vôlei de praia

Foto: Shutterstock Images

Quem mora na praia sabe que é possível praticar muitos esportes diferentes na areia: futebol, futevôlei, frescobol e… vôlei de praia. Os esportes praticados na areia, um terreno mais irregular, requerem que o corpo gaste mais energia. Logo, a queima de calorias é maior. O vôlei é um esporte muito democrático, praticado por pessoas de diferentes idades e gêneros, misturados entre si.

A prática do vôlei queima muitas calorias e ajuda a tonificar músculos, como os do abdome e das pernas, graças ao impulso tomado na areia. Atenção: cuidado com a exposição ao sol, é recomendado usar filtro solar e não treinar em horários com maior incidência solar.