7 alimentos termogênicos para incluir no cardápio!

Alimentos termogênicos são aqueles que aumentam a temperatura do corpo quando consumidos, obrigando-o a gastar mais energia durante a digestão. Veja mais!

Foto de uma xícara de chá.
FOTO: Shutterstock.com

Toda atividade realizada pelo corpo gasta calorias, inclusive comer. Os alimentos termogênicos são aqueles que aumentam a temperatura do corpo quando consumidos, obrigando-o a gastar mais energia durante a digestão. Isso acontece porque o organismo tem dificuldade para digerir esses alimentos e gasta mais energia para absorvê-los. Os princípios ativos são responsáveis por acelerar o metabolismo em até 10%, aumentando a perda calórica, por isso muita gente inclui esses alimentos no dia a dia por acreditar que eles ajudam a emagrecer. No frio, eles são muito utilizados nas receitas por causar maior conforto depois de consumidos, já que aquecem e espantam o frio! Saiba em quais alimentos você pode apostar para manter o corpo quente nesses dias.

Foto de uma xícara de chá.

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Conheça os alimentos termogênicos!

Gengibre

Tem sabor ardido devido ao gingerol, é rico em magnésio, possui poder anti-inflamatório, antioxidante e alivia sintomas de enjoos e náuseas. Pode ser utilizado cru, ralado, fatiado, em pó, seco ou em pasta. Combina com pratos que levam carnes, peixes, frango, frutos do mar e vegetais. Pode ser incluído em sopas e sucos como de abacaxi, melancia e goiaba, além de chás.

Canela

Com alto teor de cálcio, é também fonte de manganês, fibras e contém substâncias antioxidantes que previnem doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Pode ser encontrada em pau ou em pó e é muito utilizada como aromatizadora de doces como o arroz-doce, de abóbora, compotas, tortas, bolos, bolinho de chuva, pastéis de Belém, rabanadas e bebidas como vinho quente, quentão e chocolate quente.

Brócolis

Fonte de ferro e rico em fibras, cálcio e vitaminas A, B, C e K, o legume é consumido cozido e pode ser acrescentado a muitas receitas como saladas, guarnições, sopas, cremes, molhos para macarrão, recheio de pastéis e panquecas, suco verde etc.

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Chá verde

A planta contém polifenóis que fortalecem o sistema imunológico, é energizante, desintoxicante e termogênica. Além disso, previne alguns tipos de câncer e doenças cardiovasculares. A planta é famosa pelo chá verde, mas pode ser usada em preparo de bolos, tortas, sorvete, musses, sucos etc.

Pimenta

Rica em capsaicina, substância responsável pela ardência e por aumentar a temperatura do corpo quando consumida. Pode ser usada in natura, picada ou em conserva para o preparo de molhos, temperos de carnes, sopas, tortas etc.

Azeite de oliva

É um poderoso antioxidante pois combate o envelhecimento celular e previne alguns tipos de câncer. Contém gordura monoinsaturada, que combate doenças cardiovasculares e o colesterol ruim (LDL). É usado para temperar saladas, molhos, refogados, sopas e para amaciar carnes. Não é recomendado aquecê-lo, pois pode perder suas propriedades benéficas.

Vinagre de maçã

Tem ação antioxidante, que retarda o envelhecimento precoce e previne algumas doenças. É consumido cru para temperar saladas, molhos e vinagrete.

Contraindicações

Pessoas que sofrem de cardiopatias, pressão alta, enxaqueca, gastrite, úlcera, insônia e alergias, crianças, gestantes e lactantes devem evitar consumir em excesso esses alimentos termogênicos.

Texto: Júlia Prado | Consultoria: Vanessa Minossi, nutricionista de Porto Alegre