Fome na hora certa: 6 passos para controlar o apetite

Além de sempre carregar lanchinhos saudáveis, como frutas secas ou castanhas na bolsa, algumas atitudes colaboram para amenizar os ataques de fome. Confira!

mulher comendo maçã verde
Foto Shutterstock.com

Diferente de dietas restritivas, a reeducação alimentar estimula a alimentação, porém de maneira correta. Dessa forma, os ataques de fome tornam-se menos frequentes, pois o corpo recebe os nutrientes necessários e nos horários corretos. Mas isso não impede que a fome surja em momentos inesperados. Além de sempre carregar lanchinhos saudáveis, como frutas secas ou castanhas, algumas atitudes colaboram para amenizar esses ataques. Confira!

mulher comendo maçã verde

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6 passos para controlar o apetite

1. Alimentação variada: abuse de frutas, legumes, folhas e cereais integrais. Evite alimentos gordurosos como frituras, refrigerantes e produtos industrializados. Além disso, reduza o sal.

2. Beba água: aproximadamente 8 copos (1,6L) por dia. “Mas evite beber junto às refeições”, aconselha Claudia Moraes.

3. Descanso: dormir no mínimo 8 horas por noite e ter momentos de lazer ajudam no bem-estar de quem faz dieta.

4. Sol da manhã ou da tarde: sempre com protetor solar. “A luz solar ajuda na produção de serotonina e vitamina D”, recomenda a nutricionista.

5. Pratique atividade física: “esse hábito pode acelerar a perda de peso e controlar a fome excessiva. Também melhora a qualidade de vida, retarda o envelhecimento, combate a depressão, favorece o humor, dá energia e disposição, além de ajudar na memória”, diz a nutricionista.

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6. Alimente-se antes de sair de casa: se for a uma festa ou ao supermercado, por exemplo, alimente-se antes para que não sinta vontade de comer em hora errada.