Frases e palavras proibidas para ter no currículo

Cresça profissionalmente ou retorne ao mercado de trabalho com essas dicas essenciais

frases para currículo
Foto: iStock

Você já deve saber que todo recrutador leva em consideração algumas características comportamentais na hora de contratar um novo funcionário. De tantas análises, uma delas é bastante conhecida e fácil de ser aplicada para melhorar suas chances de admissão. Selecionar determinadas frases para currículo podem tanto te aproximar, como te distanciar do tão sonhado emprego.

Afinal, as informações devem estar sempre bem atualizadas e, quanto mais conhecimentos adquirimos de um ofício para o outro, mais peso você terá em uma entrevista. O que parece ser uma tarefa fácil, na verdade, é um dos mais estressantes e minuciosos processos antes de conseguir o cargo almejado. Não é todo mundo que sabe desenvolver e exprimir em uma ou duas páginas os dados pessoais que vão te deixar à frente de outros candidatos.

Mas é claro que ele também não é um monstro de sete cabeças, basta desvendar os seus pontos cruciais. O currículo deve conter informações objetivas, claras, dispostas de maneira atraente e com grafia correta.

Mas apenas isso não basta! Embora cada formatação dependa da área de atuação, alguns detalhes são cabíveis para todas. Como você estará se vendendo ao contratante, é necessário que fuja dos clichês, das frases feitas e empregadas de forma errada, ou que demonstrem insegurança e ambiguidade.

A escolha de certos termos ou expressões podem prejudicar a imagem de um profissional sem que ele perceba. Para estar preparada e com um currículo perfeito, separamos algumas frases que você deve esquecer.

Nunca use essas frases para currículo se você quer ser contratada 

1. “Eu visto a camisa da empresa”/”Gosto de colocar a mão na massa”

Caso você tenha alguma frase parecida com essas no seu currículo, saiba que, com certeza, algum outro concorrente seu também terá. Essas e outras expressões são consideradas clichês ou comuns no mundo corporativo.

Isso só irá demonstrar que, além de não sair do velho e passado comum, seus pensamentos tornam-se limitados, básicos, não demonstrando um diferencial, afinal, qualquer um pode vestir a camisa da empresa. Ou seja, saia do genérico!

2. “Sou criativa” / “proativa” / “dinâmica” / “determinada”

Mais informações vagas que podem ser aplicadas por qualquer candidato. Não adianta tentar expressar suas qualidades em um papel, afinal, o recrutador não quer algo apenas teórico, ele que ver na prática. Além de parecer em determinadas circunstâncias um tanto quanto arrogante e inúteis.

Ao invés de ditar seus pontos fortes, que tal demonstrar? Criativo? Elabore um currículo diferente, saia do básico Word. Determinado e proativo? Evidencie seus grandes sucessos, seus projetos que deram certo, as lideranças que assumiu e chegou longe.

3. “Eu acho…”

Pare! Você não deve colocar no currículo sua opinião, a menos que a empresa tenha solicitado. Sem contar que essa e frases como “Eu suponho que…” não dão firmeza, deixam um ar de dúvida, parece que a pessoa não está confiante no que está dizendo. Opiniões são mutáveis, não fique em cima do muro, caso precise se colocar sobre algum assunto, afirme com segurança: “Minha posição é…”.

4. “Pretendo cursar…”/”Estarei fazendo…”

Gerúndios nunca são uma boa ideia para incluir no currículo, uma vez que não transmitem certezas, a pessoa pode estar se esquivando de uma possível responsabilidade. É mil vezes melhor falar sobre os projetos que já executou, as qualificações que obteve na área profissional, os projetos que estão fielmente confirmados.

Esse tipo de frase mostra uma insegurança do candidato, que precisa preencher lacunas que acredita que faltem em seus dados. E se, mesmo assim, achar essencial a informação, utilize expressões como: “No mês que vem começarei um curso de inglês”.

5. “Estou disponível para qualquer oportunidade da empresa”

Essa é a frase que ocupa o campo “Objetivo profissional” do seu currículo? Então temos algo para ser arrumado aí! Não definir qual é o seu objetivo e ramo de trabalho que deseja ingressar demonstrará que você está perdido na sua própria carreira, que ainda não se encontrou, ou que ele ainda não está qualificado para ocupar com certeza uma determinada função. Esse tipo de expressão transmite pressa e desespero para conseguir um emprego. Seja claro e direto, diga o seu nível hierárquico e qual cargo que ocupar.

6. “Já trabalhei em VÁRIOS lugares”/”Elaborei DIVERSOS projetos”

Não generalize, mostre! Quando você for falar das suas realizações cite-as, uma por uma, as principais, é claro. Várias, diversos, muitos, são termos que denotam indefinição e podem gerar dúvidas no recrutador. Não exagere e nem minta sobre seus resultados. Às vezes, ter pouca experiência, mas uma excelente repercussão, é bem mais interessante que tentar parecer um expert da área.

Leia também: