Dia de combate ao estresse: confira 6 atividades e terapias para combatê-lo

Não deixe os sintomas do estresse se acumularem. Veja quais os aliados alternativos disponíveis para combater esse transtorno.

ioga contra estresse
FOTO: Shutterstock.com

Qualquer coisa que deixe você em um estado de relaxamento e faça com que se abstraia, mesmo que momentaneamente (como qualquer hobby), dos elementos de estresse do seu dia a dia já é um bom começo.

Entretanto, para quem se encontra em um quadro mais avançado de estresse, existem algumas medidas terapêuticas alternativas ministradas por diferentes especialistas. Porém, como ressalta a psicóloga Patrícia Mekler, “em alguns casos, quando este pode ser patológico, se faz necessário procurar por um médico psiquiatra associado a um tratamento com um psicólogo”.

Abaixo, confira 6 dicas de terapias e atividades para se livrar dos sintomas do estresse:

1. Acupuntura

A ideia de ficar sendo espetado por agulhas pode ser desagradável para algumas pessoas — mas é um meio muito eficiente para combater o estresse. Por meio da aplicação de agulhas em regiões especí- ficas com vias nervosas, liberará a tensão naquela área. Esse efeito de relaxamento ocorre devido à liberação no cérebro de substâncias responsáveis pelo prazer, como a dopamina, a serotonina e a endorfina.

2. Musicoterapia

Ao contrário do que parece, essa alternativa de tratamento não se resume a colocar seu estilo de música preferido, sentar e curtir (apesar de isso também funcionar muito bem, não é?). O musicoterapeuta, por meio do ritmo, harmonia, som e melodia utilizará a música para proporcionar um estado de grande relaxamento ao paciente, além de um maior desenvolvimento emocional.

3. Ioga

Com exercícios que trabalham desde a postura até um controle maior da respiração com técnicas específicas, esse método é capaz de diminuir toda a tensão causada pelo estresse.

ioga contra estresse

FOTO: Shutterstock.com

4. Pilates

Por meio do aperfeiçoamento e da reeducação da postura corporal com alongamentos e técnicas para melhorar a respiração, o pilates (conduzido por um fisioterapeuta ou educador físico) é uma excelente alternativa para quem busca diminuir os sintomas do estresse.

5. Shiatsu

Essa técnica é baseada na medicina tradicional do oriente para quem quer se livrar do estresse. Além de também trabalhar com a postura e respiração, o shiatsu visa um equilíbrio energético corporal completo. Essa terapia também pode ser utilizada para auxiliar em outras patologias, como as relacionadas ao sistema circulatório.

6. Dieta

Uma alimentação balanceada não é uma recomendação exclusiva para se prevenir e combater o estresse. Contudo, especificamente para esse caso, incluir alimentos com vitamina C, como as frutas cítricas, derivados de leite e ovo e cereais integrais são uma boa pedida para se ter no cardápio. E, é claro, um dos alimentos mais apreciados entre o grande público, o chocolate também é uma indicação contra o estresse, visto que os flavanoides presentes nele favorecem a produção de serotonina no cérebro, um neurotransmissor importante para a regulação do humor e do sono. Mas nada de exageros, hein!

 

Veja mais!

Descubra quando se preocupar com seu nível de estresse

Dicas úteis para controlar o estresse

Entenda definitivamente o que é o estresse

 

Consultorias: Maura de Albanesi, mestre em psicologia e religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC–SP), em São Paulo (SP); Patricia Mekler, responsável pelo serviço de psicologia do Hospital Sepaco, em São Paulo (SP); Rodrigo Pessanha, psiquiatra; Viviani Farah, terapeuta especialista em florais.

Texto e entrevistas Giovane Rocha/Colaborador e Natália Negretti – Edição: Augusto Biason/Colaborador