6 alimentos termogênicos que detonam a gordura!

Termogênicos: opções para acelerar o metabolismo e dar uma força extra na sua dieta

Pimenta vermelha termogênica
Foto: Shutterstock
Pimenta vermelha termogênica

Foto: Shutterstock

Já pelo nome, é possível perceber qual é o efeito desse grupo no organismo: os alimentos termogênicos são  responsáveis por promover um leve aquecimento no corpo, o que aumenta o gasto de calorias e, com isso, ajuda a emagrecer.

FUNCIONA MESMO?

Sabe por que os termogênicos são amigos da dieta? A nutricionista Michelle Ferreira De Simone explica. “Eles são responsáveis por cerca de 10% do gasto total de energia. Mas isso se consumidos junto em uma dieta balanceada aliada à exercícios físicos: sozinhos eles não fazem milagres!”, alerta.

INCLUA NA ROTINA, JÁ!

Ainda segundo a nutricionista, os alimentos abaixo são os mais lembrados quando o assunto é propriedade termogênica. Que tal conhecer os principais benefícios de cada um deles?

Chá de gengibre

Foto: Shutterstock

Pimenta vermelha

A quantidade ideal de consumo diário do tempero é de até 3g ao dia (isso se não houver nenhum tipo de sensibilidade estomacal). A substância que fornece à pimenta sua capacidade termogênica chama-se capsaicina, que pode aumentar em até 20% a atividade metabólica.

Mostarda

O grão também apresenta um sabor picante, sendo ideal para substituir a pimenta (para pessoas que não apreciam seu paladar). Além de termogênico, ele ainda conta com vitaminas do complexo B e auxilia no combate ao colesterol.

Gengibre

“Ele apresenta uma substância chamada gingerol, dotada de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias e é responsável pelo seu sabor picante”, explica o nutrólogo André Veinert.

SAIBA MAIS

7 dicas para mudar na rotina e emagrecer
Perca até 5kg em 15 dias com o matchá termogênico!
Alimentos que ajudam a a perder peso

Canela

Além de também apresentar propriedades termogênicas, a ingestão de algumas pitadas de canela durante o dia ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue, afastando a vontade de comer doces.

Chá de hibisco

Nas dietas emagrecedoras, ele faz o maior sucesso! Termogênicas, naturais e de sabor suave, as flores de hibisco são aliadas ideais de uma silhueta mais fina.

Chá verde

“Ele apresenta enzimas que estimulam a queima de gordura, principalmente a abdominal. Além disso, contém cafeína, o que lhe compete uma ação termogênica, que acelera o metabolismo”, frisa a nutricionista Heloísa Teves Scattini.

Texto: Paula Santana | Consultoria: André Veinert, nutrólogo; Michelle Ferreira De Simone e Heloísa Teves Scattini, nutricionistas.