Saiba quais são os 5 sintomas mais comuns do diabetes

Para evitar complicações é importante descobrir a doença no início. Confira 5 sintomas comuns do diabetes e fique atento aos sinais do problema.

mão escrito "stop diabetes"
Foto iStock.com/Getty Images

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), existem cerca de 12 milhões de diabéticos atualmente no Brasil, mas a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) estima que muita gente ainda não tem conhecimento que possui a doença, já que, em estágio inicial, ela é pouco sintomática. Para evitar complicações futuras, o diagnóstico da doença deve ser rápido. Confira 5 sintomas comuns do diabetes e, ao perceber os primeiros sinais, procure um médico.

mão escrito "stop diabetes"

Foto iStock.com/Getty Images

Poliúria

O paciente urina demais. Quando há uma elevada concentração de glicose no sangue, geralmente acima de 180mg/dl, o corpo precisa arranjar meios de eliminar esse excesso; o caminho mais fácil é pelos rins, através da urina.

Sede exagerada

A desidratação causada pelo excesso de urina excretada também traz consequências ao organismo. A sede é o principal mecanismo de defesa do corpo contra a desidratação, e passa a aparecer exageradamente.

Aumento do apetite

Como as células não conseguem glicose para gerar energia, o corpo interpreta este fato como se o paciente estivesse em jejum. O organismo precisa de energia e o único modo que ele conhece para consegui-la é através da alimentação.

Alterações visuais

O excesso de glicose no sangue causa um inchaço do cristalino, a lente do olho, mudando sua forma e flexibilidade, tornando a visão embaçada. Ela costuma ficar turva quando a glicemia está muito elevada, voltando ao normal após o controle do diabetes.

Saiba mais:

Açúcar e sal: quanto consumir?

5 substâncias que não podem faltar na dieta! 

Descubra os efeitos do consumo exagerado de gorduras

Problema de cicatrização

Isso acontece por uma diminuição da função das células responsáveis pela reparação dos tecidos, uma redução da proliferação celular e dificuldade em se gerar novos vasos sanguíneos.

 

Consultoria Maria Elizabeth Rossi da Silva,médica endocrinologista