5 dicas para potencializar a memória e a concentração

Turbine seu cérebro! É possível estimular e potencializar o raciocínio e a mente para realizar suas atividades diárias. Confira!

exercicios-para-potencializar-o-cerebro
FOTO: Reprodução/Freepik

O cérebro é um dos órgãos mais importantes do corpo. O ser humano nasce com muitos neurônios e sinapses, até mais do que usará em toda sua vida. Porém, com o tempo, alguns neurônios vão morrendo e as sinapses deixam de existir, de forma que somente as mais eficientes sobrevivem. Mas saiba que é possível manter as boas conexões e turbinar seu cérebro com práticas para estimular o raciocínio e ter uma mente mais potente para realizar as atividades diárias. Fique com o cérebro turbinado com essas dicas:

1- Tenha uma boa noite de sono

Isso porque é enquanto dormimos que tudo o que aprendemos ao longo do dia se consolida no cérebro. Por isso, o sono deve ser repousante. “Hoje, as pessoas vão dormir com a televisão ligada, fazendo com que elas demorem muito para pegar no sono. Elas vão para cama usando celular, mandando mensagem pelo ‘Messenger’, ou vão dormir depois de uma discussão com o marido, ou o chefe”, explica Gislaine Gil, neuropsicóloga do Hospital Sírio Libanês, de São Paulo, e autora do livro Ensinar a Lembrar – Guia Prático Para Ajudar a Reconhecer e Melhorar Problemas de Memória. O ideal é relaxar antes de se deitar e ter uma noite de sono de, aproximadamente, 8 horas por dia.

2 – Pratique atividade física

Os exercícios aumentam a aceleração cardíaca e o fluxo sanguíneo no cérebro, fazendo com que ocorra a liberação de endorfina, substância responsável pela sensação de bem-estar. Com a correria do dia a dia, é difícil arranjar um tempo para se exercitar. Mas praticar atividade física não significa necessariamente fazer musculação ou ir a academia. Você pode subir as escadas do prédio onde trabalha ou mora, estacionar o carro mais longe e fazer uma caminhada de poucos minutos, pular corda ou até dançar. O ideal é se exercitar cerca de 30 minutos por dia, três vezes por semana.

FOTO: Reprodução

FOTO: Reprodução

3- Não beba e não fume

Estudos já ligaram o hábito de beber em excesso com a morte de neurônios, sem contar outros malefícios para órgãos vitais do corpo. Já o tabaco contém substâncias que provocam lesões nos neurônios, aumentando ainda mais o risco de acidente vascular cerebral e doenças degenerativas.

4- Faça atividades intelectuais

Trabalhar a mente consiste em fazer coisas diferentes do que você está habituado. Invista em cursos de língua, monte um quebra-cabeça, faça palavra cruzadas, sudoku, divirta-se com joguinhos de celular, vá ao cinema, entre outras atividades.

5 – Socialize

Ter relações sociais e afetivas, como sair com os amigos ou comparecer a reuniões de família, onde as pessoas ouvem e falam, é muito bom para a mente. “Ter um grupo de sociabilização, onde você pode trocar ideias, também é muito benéfico para a memória porque, quem se socializa, tem um humor melhor. Isso é importante porque faz com que a pessoa fique mais atenta as coisas e, consequentemente, melhore a memória”, pontua Gislaine.

LEIA TAMBÉM

Texto: Julia Prado Edição: Ana Beatriz Garcia Consultoria: Gislaine Gil, neuropsicóloga do Hospital Sírio Libanês, de São Paulo, e autora do livro Ensinar a Lembrar – Guia Prático Para Ajudar a Reconhecer e Melhorar Problemas de Memória