5 mudanças alimentares para acabar com a insônia

Para uma boa noite de sono, é preciso atenção não só ao que vai ao prato, mas também em alguns hábitos. Confira 5 dicas para acabar com a insônia!

Xícara de café expresso
Foto iStock.com/Getty Images

A alimentação saudável é um passo importante para barrar problemas de insônia e diminuir a ansiedade nos dias em que o sono não chega. Porém é preciso ficar atento não só ao que vai ao prato, mas também em hábitos, como melhor hora para comer, quantidade ideal, entre outros, que você confere abaixo!

Xícara de café expresso

Foto iStock.com/Getty Images

1. Resista ao cafezinho

O seu consumo deve ser evitado durante a tarde e à noite, pois a cafeína é um estimulante e tanto e prejudica o rendimento do sono.

2. Outras fontes de cafeína

Também podem atrapalhar o sono, como chocolate, refrescos de guaraná ou com compostos energéticos, além de refrigerantes.

3. Regule os horários das refeições

Também evite fazer outras atividades enquanto come. Isso melhora a digestão e, consequentemente, contribui para a saúde do sono.

Leia também:

4. Troque o açúcar refinado

Prefira stévia ou por opções menos processadas, uma vez que o refinado pode fermentar mais no estômago e prejudicar o sono.

5. Prato verde

“Muito além do que as pessoas imaginam, que somente a camomila e o maracujá possuem ações calmantes e relaxantes, existem outros alimentos que também auxiliam neste processo, como verduras verde-escuras e o talo da folha de alface”, salienta a nutricionista Letícia Helena Possebon.

 

Consultoria Letícia Helena Possebon, nutricionista