5 motivos para incluir a batata-doce no cardápio já!

Batata-doce não é comida somente de "marombeiros"! Quem busca uma vida mais saudável também pode investir nela! Veja 5 motivos para consumir já!

Batata doce, rodelas de batata doce
Foto Shutterstock.com

Cuidar da saúde através da alimentação é uma das maneiras mais eficazes de prevenir doenças. E quando o alimento é saboroso, versátil e fácil de ser preparado é melhor ainda, né?! Então, pode apostar na batata-doce! Mas se você ainda não aderiu a ela, veja nossos 5 motivos e invista já!

Batata doce, rodelas de batata doce

Foto Shutterstock.com

1. Fornece energia

Isso por ser um carboidrato de baixo índice glicêmico – a digestão e a liberação de glicose no sangue ocorrem lentamente. Uma ótima opção para frequentadores de academia e diabéticos.

2. Auxilia no emagrecimento

Ao contrário do que muitos pensam, a batata-doce pode ser uma ótima aliada da perda de peso por ser um carboidrato complexo – mantém sensação de saciedade. “Para isso, deve ser consumida cozida ou assada (e sem exagero!)”, ensina a nutricionista Flávia Melo Pontieri.

3. Previne gripes e resfriados

Mulher gripada assoando o nariz

Foto Shutterstock.com

O alimento é fonte de vitaminas A e C e, por isso, atua no fortalecimento do sistema imunológico.

4. Cuida da beleza

A batata-doce é excelente fonte de betacaroteno – um antioxidante que age como protetor celular. Isso se reflete na aparência.

5. É antioxidante

Essa função faz com que a raiz seja capaz de proteger as células contra a ação dos radicais livres que, em excesso, favorece o surgimento de tumores, por exemplo. “A batata-doce é rica em vitaminas A, C e E – ótimos antioxidantes”, destaca a endocrinologista Lúcia Flávia Carpilovsky.

Saiba mais:

Reeducação alimentar não significa fazer dieta

8 motivos para acrescentar iogurte na sua alimentação!

Alimentos que possuem o poder da cura

 

Texto Ana Beatriz Casali/Colaboradora

Consultoria Flávia Melo Pontieri, professora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera de Anápolis; Lúcia Flávia Carpilovsky, endocrinologista do Hospital Adventista Silvestre