5 livros infantis que ensinam sobre música

Vamos unir livro e música em opções divertidas para ensiná-las sobre esse tema. Aprender brincando é o foco da atividade. Confira 5 livros infantis:

Livros infantis que ensinam música
Imagens: Divulgação

O hábito da leitura estimula os pequenos a soltar a imaginação e a aprender lições diárias. Desta vez, vamos unir livro e música em opções divertidas para entreter as crianças e ensiná-las um pouco sobre esse tema. Aprender brincando é o foco da atividade. De cantigas de roda a folclore brasileiro, palavras cantadas com CDs que acompanham os livros e tudo sobre ritmos e instrumentos que surgiram com o passar dos séculos. Confira 5 livros infantis:

Livros infantis que ensinam sobre música:

Livros infantis que ensinam sobre música

Imagens: Divulgação

1 – Quem canta seus males espanta

Neste livro, você poderá encontrar músicas, adivinhas e trava-línguas do folclore brasileiro. Com o CD de gravações feitas por um coral de crianças, é possível relembrar clássicos, como Capelinha de Melão, Peixe Vivo, O Cravo e a Rosa e Sapo Cururu, e também aprender novas cantorias do nosso folclore. Editora: Caramelo.

2 – Amigos do peito

A partir de poemas musicados, acompanha o cotidiano de uma criança, desde a hora de acordar e ir para a escola, passando pelo convívio com a família, até a hora de tomar banho e dormir. Acompanha CD com as canções, cada uma representando um gênero musical – rock, jazz, forró, bossa nova, samba, pop, soul, rap e tango. Editora: Formato.

3 – Vamos brincar de roda

A proposta é retomar a importância da música feita em coletivo – como no caso das brincadeiras de roda. As principais cantigas do folclore brasileiro podem ser lidas e escutadas em CD, com gravação feita pelo grupo Palavra Cantada. O livro ainda traz curiosidades, brincadeiras e histórias sobre cada cantiga. Editora: Caramelo.

Livros infantis que ensinam música

Imagens: divulgação

4 – O Mundo da Música

Apesar de ser didático, tem atividades que podem ser adaptadas para fazer com as crianças em casa. É composto de cinco volumes – todos acompanhados de CD e com belas ilustrações. As atividades do primeiro volume são voltadas para o 1º ano do Ensino Fundamental, já que ensina as crianças a reconhecer e criar diferentes sons. O segundo, voltado para as crianças do 2º ano, introduz as propriedades do som musical e o mundo dos instrumentos, e o terceiro volume fala sobre ritmos, danças e festas populares brasileiras para turmas do 3º ano do Fundamental. O quarto e quinto volumes são voltados para a educação musical. Editora: Callis.

5 – Viva a música!

De maneira divertida e descontraída, Fil e Pipo, os personagens do livro, fazem um resgate histórico de como era a relação entre povos da antiguidade e a música. São retratados os instrumentos de diferentes épocas e lugares do mundo, bem como a função social que a música exercia em cada sociedade. Editora: Companhia das Letras.

LEIA TAMBÉM