5 livros de folclore brasileiro para ensinar crianças

Obras que valorizam as diferenças e a diversidade cultural dos povos indígenas são ótimas para abordar o tema. Veja dicas de Folclore brasileiro:

Livros sobre Folclore brasileiro
Imagens: Divulgação

Obras que valorizam as diferenças e a diversidade cultural dos povos indígenas são ótimas pedidas para abordar o tema folclore brasileiro com os pequenos. Veja dicas recomendadas para pais, filhos e professores:

5 livros de Folclore brasileiro:

Livros sobre Folclore brasileiro

Imagens: Divulgação

1 – Aldeias, palavras e mundos indígenas

O livro convida os mais jovens a uma viagem pela cultura indígena, como os Yanomami e Krahô. Através do vocabulário você pode aprender como se diz “casa” na língua de diferentes tribos e entender melhor como vivem e se organizam. Autor: Valéria Macedo e ilustrado por Mariana Massarani.

2 – Quem tem medo de Papangu

A autora brinca com o imaginário e com a possibilidade de rimas em histórias infantis para contar sobre uma personagem que assombrava as festas do Nordeste. Era tanta gritaria, arruaça, perturbação, que o jeito foi inventar um certo bicho-papão chamado o papangu. Na obra, as ilustrações são uma aventura a parte para crianças de todas as idades. Autora: Goimar Dantas.

3 – Tekoa: conhecendo uma aldeia indígena

O leitor acompanhará a viagem do menino Carlos pela Aldeia Tekoa. O garoto da cidade sempre sonhou conhecer uma aldeia indígena, então decide passar férias de um mês em uma muito especial. Observando a cultura dos índios de Takoa, Carlos tem uma experiência inesquecível sobre suas próprias origens. Autor: Olívio Jekupé.

Livros sobre Folclore brasileiro

Imagens: Divulgação

4 – Preta, pintada, parda

Livro composto por nove contos inspirados na tradição oral dos índios Bororo. Hoje, em grande parte, esse povo indígena habita o Mato Grosso. A autora refaz lendas e mitos com narrativas que exploram a relação do homem com as plantas e os bichos, as origens do mundo e da cultura, histórias que fundam rituais. Autor: Helena Gomes.

5 – Kuery

O livro é composto por cinco histórias que tratam de lendas e tradições indígenas, entre elas o surgimento do açaí, como as estrelas apareceram no céu e o significado da planta piripiri. As ilustrações são de Weberson Santiago. Autor: Júlio Emílio Braz.

LEIA TAMBÉM