5 hábitos saudáveis para adotar e mudar sua rotina

A alimentação interfere em sua saúde, beleza e disposição. Se você sente que algo está errado, talvez seja hora de adotar hábitos saudáveis. Saiba como!

Mulher, negra, linda, bebendo água
Foto iStock.com/Getty Images

A alimentação interfere diretamente em sua saúde, beleza e disposição. Se você sente que algo está errado, talvez seja hora de adotar hábitos mais saudáveis. Veja as dicas da nutricionista Lara Nataci e mude sua rotina!

mulher sorrindo e acenando

Foto iStock.com/Getty Images

Café da manhã equilibrado todos os dias

Experimente incluir uma porção de frutas, o que agrega nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo. Além disso, consuma sempre uma opção de carboidrato, de preferência os integrais, como pães, aveia e granola (sem açúcar) e uma opção de proteína, como leite, queijos e bebidas à base de soja com a adição de cálcio.

Dê preferência aos alimentos integrais

Os cereais integrais são ricos em vitaminas, minerais e fibras. O aumento da ingestão deste componente alimentar promove a saciedade e diminui a fome. Alguns exemplos na alimentação são: arroz integral, aveia, farinha de trigo integral, linhaça e gérmen de trigo.

Hidrate-se

A água é o maior componente do corpo humano, ocupando entre 45% e 70% de seu volume, e possui papel importantíssimo na regulação da temperatura corporal. Por isso, hidrate-se! Beba água, chás (sem adição de açúcares), sucos de frutas naturais, águas aromatizadas e também bebidas nutritivas como vitaminas, por exemplo.

Mulher, negra, linda, bebendo água

Foto iStock.com/Getty Images

Reduza o sal e consuma mais frutas e hortaliças

Diminuir o consumo de sal e alimentos gordurosos, como as frituras e as carnes vermelhas com gordura aparente são medidas importantes para a manutenção da saúde. Experimente tirar o saleiro da mesa, preparar seus alimentos com menores quantidades de sal e abusar das frutas e hortaliças.

Mantenha hábitos saudáveis

Manter o peso adequado é importante para a saúde e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis. Ainda, alimente-se adequadamente, com fontes de carboidratos, proteínas e gorduras “boas”. Com o balanço ideal entre a energia que é consumida e a que é gasta, há a manutenção do peso, além de mais disposição para o seu dia a dia.

Leia também: