5 dicas para amenizar e aliviar os problemas estomacais

Você sabia que é possível amenizar os problemas estomacais modificando alguns hábitos diários? Veja o que pode ser feito para acabar com o incômodo!

problemas-estomacais-dor
Foto: iStock.com/Getty Images

Para não prejudicar o sistema digestório e prevenir sintomas como a azia é fundamental manter uma dieta equilibrada e rica em alimentos que protegem a mucosa gástrica, a fim de evitar distúrbios como o refluxo e a gastrite. Aprenda o que deve ser mudado em seus hábitos diários para dar adeus aos problemas gástricos e ter uma maior qualidade de vida!

problemas-estomacais-dor

Foto: iStock.com/Getty Images

1. Mude seus hábitos!

Passe a fazer algumas coisas diferentes no seu dia a dia e, além de evitar os sintomas da má digestão, você vai sentir a mudança na sua saúde e bem-estar.

2. Estabeleça horários

Faça suas refeições (café, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar) nos horários corretos, em ambiente calmo e mastigando bem os alimentos.

3. Não fique em jejum

Isso é extremamente prejudicial ao estômago, portanto, evite passar mais de três horas sem comer. “Se você sabe que vai ficar muito tempo sem fazer uma refeição, faça um lanchinho leve ou coma uma fruta a tarde”, sugere Eduardo.

4. Não deite depois de comer

Segundo o especialista, deitar depois das refeições é a pior coisa para uma pessoa que sofre com problemas estomacais. “É fundamental aguardar um intervalo de, no mínimo, uma hora e meia entre a última refeição e o sono”, indica o gastrocirurgião.

5. Evite alimentos gordurosos

Dê preferência aos alimentos frescos, como frutas, verduras e legumes, pois, além de protegerem a mucosa gástrica, oferecem mais benefícios para a saúde em geral.

 

Texto: Redação Alto Astral

Consultoria: Eduardo Grecco, gastrocirurgião e endoscopista e Marisa Diniz, nutricionista

 

LEIA TAMBÉM: