5 dicas para incluir (de vez) os legumes na alimentação

Os legumes devem ser consumidos diariamente. Se você ainda não tem o hábito de ingerir, confira 5 dicas para incluí-los de vez na sua alimentação!

Alimento, saudável, refeição, salada, legumes e verduras
Foto iStock.com/Getty Images

Apesar de serem muito lembrados quando o assunto é emagrecimento e dietas restritivas, os legumes (assim como as frutas e verduras) devem ser consumidos diariamente por uma questão, sobretudo, de saúde. “Eles estimulam o funcionamento do aparelho digestivo, contêm antioxidantes que combatem os radicais livres (causam o envelhecimento precoce, por exemplo) e colaboram para a saúde dos olhos, ossos, coração e pele”, indica a nutróloga Tamara Mazaracki. A seguir, veja dicas para desfrutar de todos esses benefícios.

Alimento, saudável, refeição, salada, legumes e verduras

Foto iStock.com/Getty Images

1 – Compre e higienize

O preparo torna-se mais prático – principalmente para quem não dispõe de muito tempo para aprontar as refeições.

2 – Varie!

Existem diversas opções de sabores. Apostar sempre no mesmo pode fazer com que a pessoa enjoe e busque opções mais calóricas.

3 – Congele

Assim, é possível guardar legumes que são encontrados mais facilmente em determinada estação e simplificar o preparo. Não se esqueça de tomar alguns cuidados como congelar ingredientes frescos e conferir se não estragaram.

Leia também:

4 – Comece aos poucos

Dificilmente quem não está acostumado a comer esse tipo de ingrediente começará a fazê-lo em grande quantidade da noite para o dia. Inicie esse hábito com porções pequenas e aumente-as gradualmente.

5 – Capriche no tempero!

Algumas pessoas preferem eliminar essa etapa, porém, principalmente para quem não está acostumado com o consumo de legumes, o sabor fica mais convidativo. Prefira os temperos naturais!