5 dicas para emagrecer com saúde depois do parto

Emagrecer depois da gestação exige atenção! Confira 5 dicas de especialistas que irão te ajudar a perder peso de maneira saudável e gradativa.

Mulher, branca, morena, linda, em d˙vida, escolha de comida
Quais os cuidados necessários nesse período? “O ideal é que a mulher tenha uma alimentação equilibrada, períodos de descanso e higiene corporal adequada”, indica o especialista. Jurandir explica que os absorventes devem ser trocados com frequência enquanto houver secreção. Além disso, o médico recomenda uma boa limpeza das cicatrizes e o uso de medicamentos prescritos pelo obstetra. – Foto iStock

Engordar durante a gestação é normal e, para perder peso depois desse período, é preciso atenção! Confira 5 dicas de especialistas que irão te ajudar a emagrecer de maneira saudável e gradativa.

Mulher, branca, morena, linda, em d˙vida, escolha de comida

Foto iStock.com/Getty Images

5 dicas para emagrecer com saúde

1 – Primeiro é necessário uma alimentação equilibrada. Um cardápio com cerca de 2000 calorias é fundamental para garantir um bom padrão nutricional para a mulher e para a criança, o funcionamento intestinal e uma adequada produção de leite. “É importante aumentar a ingestão de líquidos e evitar grandes quantidades de café, chá preto, chocolates, guloseimas e alimentos com corantes”, recomenda a endocrinologista e nutróloga Ellen Paiva.

2 – A amamentação é aliada da mãe em todos os sentidos. Ela ajuda a contrair o útero, diminuindo a barriguinha saliente. Outro fator positivo é o gasto calórico. “Para que a mulher produza leite, é preciso ter uma atividade celular intensa. Em função da aceleração do metabolismo, o gasto energético pode aumentar em 900 calorias por dia”, informa a especialista.

3 – Passados 40 dias após o parto, a mulher pode praticar atividade física. “Inicialmente, os exercícios devem ter duração de 30 minutos a 1 hora por dia, duas vezes por semana. A frequência e a intensidade aumentam gradativamente, para não prejudicar a produção do leite”, orienta a endocrinologista. As modalidades mais indicadas são: caminhada, bicicleta ergométrica, hidroginástica e musculação.

Leia também:

4 – Para combater a retenção de líquido no pós-parto, que provoca a sensação de quilos extras na balança, o cirurgião plástico Ruben Penteado sugere as massagens. “Elas diminuem o inchaço, melhoram a circulação e relaxam. A drenagem linfática traz uma série de benefícios às mães”, diz o médico.

5 – Para quem pretende recorrer à cirurgia plástica, Ruben Penteado faz um alerta: ela não é indicada. “Quem engorda cerca de 12kg, tende a perder quase tudo nas primeiras seis semanas”, afirma. O tempo de espera para quem deseja fazer uma cirurgia plástica deve ser de três a seis meses após o desmame. Na fase de amamentação, os hormônios ainda estão agindo no corpo. Qualquer cirurgia deve ser evitada, pois a medicação e os anestésicos tendem a ser transferidos para o leite materno.