Alimentação saudável: 5 dicas para comer bem e ganhar mais saúde!

Quando se trata de alimentação, os cuidados nunca são demais. A seguir, confira 5 dicas sobre alimentação que todo mundo deveria seguir. Aproveite!

Dieta vegetariana: confira o cardápio que te ajuda a secar até 8kg!
Foto Shutterstock.com

Quando se trata de alimentação, os cuidados nunca são demais. Afinal, o combustível do corpo deve ser sempre muito bem selecionado, para que todas as áreas possam funcionar em harmonia e se verem livres de prejuízos desnecessários. A seguir, confira 5 dicas sobre alimentação que todo mundo deveria seguir. Aproveite!

prato com salada de alface, pimentão, tomate e rabanete

Foto Shutterstock.com

1 – De olho no colesterol

Fazer exames regulares para saber como anda a saúde é um hábito que deve fazer parte da rotina, sem desculpa. O colesterol, por exemplo, é um dos principais responsáveis pelas doenças cardíacas, que são males silenciosos e, muitas vezes, fatais. É possível controlar pela alimentação e, às vezes, com o uso de medicamentos.

2 – Quantidade ideal

Também não adianta selecionar os melhores alimentos e ingeri-los demais (ou de menos). Como recomendado pelos especialistas, o correto é comer sempre de três em três horas, para que o organismo funcione bem. Outra atitude indispensável é tomar o café da manhã: considerada a mais importante refeição do dia, é ela quem fornece a maioria da energia necessária para encarar a rotina com disposição, saúde e bom humor.

3 – Quanto mais natural, melhor

É preciso fugir dos alimentos processados. Ricos em conservantes, corantes, sódio e demais substâncias químicas que só trazem prejuízos ao organismo – eles precisam ser banidos da alimentação diária. “Eles são pobres em fibras e ricos em sal, açúcares e gorduras”, salienta a nutricionista Karyna Pugliese.

Leia também: 

4 – Vá de integrais

Atualmente, é possível encontrar na indústria alimentícia diversas opções de alimentos integrais. Inclusive, para quase todos os produtos fabricados com farinha branca, há uma versão saudável para substituí-la. Pensando nisso, por que não realizar a troca e aproveitar os benefícios? São pães, biscoitos, farinhas, arroz e muitas outras variedades para integrar o cardápio diário.

5 – Água sempre!

Muita gente se esquece, mas beber água é um fator indispensável para enriquecer a saúde com benefícios diversos. Um exemplo é auxiliar a função das fibras solúveis que, presentes em maioria nos alimentos integrais, têm dentre seus objetivos promover saciedade, proteger a saúde do intestino e diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL).

 

Texto Paula Santana