Conheça 5 benefícios dos peixes para a sua saúde

Incluir peixe no cardápio é sinônimo de mais saúde! O ômega 3 é o nutriente de destaque desse alimento. Veja 5 motivos para inclui-lo no cardápio!

Peixes, frescos, limão, pimenta, dentes de alho, especiarias
Foto iStock.com/Getty Images

Incluir peixe no cardápio é sinônimo de mais saúde! A grande presença de ômega 3 é o principal motivo desse alimento estar na lista dos funcionais. Esse nutriente é encontrado na camada de gordura boa desses animais, como uma proteção contra o frio. Tanto os peixes de rio como de mar fazem bem ao organismo e o ideal é intercalar esse alimento na dieta, ao invés de evitar carne vermelha e ingerir apenas peixe. “O indicado é consumo de peixe de 2 a 3 vezes por semana, intercalando os outros dias com os outros tipos de carne magra”, reforça a nutricionista Paula Galardo.Veja 5 motivos para consumi-lo!

Peixes, frescos, limão, pimenta, dentes de alho, especiarias

Foto iStock.com/Getty Images

1 – Emagrece

O ômega 3 dos peixes é essencial para regular a queima dos depósitos de gorduras nocivas e controlar o apetite. Dessa forma, ele aumenta o gasto energético e manda a gula para bem longe. Além de, em geral, ser menos calórico que outras fontes proteicas. Para manter as boas propriedades, o ideal é evitar preparos calóricos e frituras.

2 – Previne doenças inflamatórias

“O uso adequado e o equilíbrio dietético/suplementar de ácidos graxos poli-insaturados, como o ômega 3, tem apresentado benefícios comprovados à saúde em várias patologias, entre elas as doenças inflamatórias em geral, como a artrite reumatoide”, informa a nutricionista.

3 – Ajuda o sistema nervoso a funcionar melhor

Além de todos os outros benefícios desse nutriente, o ômega 3 é um ácido graxo que faz parte da composição dos neurônios e é precursor do ácido docosahexaenoico (DHA), que atua ativamente na manutenção do sistema nervoso. Outro bônus é a presença de vitaminas do complexo B, com destaque para a niacina (B3), essencial para o funcionamento eficaz do cérebro.

Leia também:

4 – Melhora o humor

A ingestão regular de ácidos graxos poli-insaturados, ômega 3 e 6, encontrados no peixe colabora com o controle de alterações de humor, assim como a presença das vitaminas do complexo B. “É bom até mesmo contra a depressão”, explica Paula.

5 – Protege o coração

Aveia, alho, azeite, linhaça, vinho tinto, oleaginosas… esses são alguns dos alimentos mais indicados para a saúde cardíaca, além dos peixes de água fria. “Entre as vantagens do pescado está a redução de triglicérides, da pressão arterial e inibição da formação de coágulos”, informa a nutricionista Danielle Toledo. Pesquisas têm associado o consumo de peixes com a diminuição do risco de infarto, uma delas demonstrou que o consumo de peixes gordos uma vez por semana reduziu em 44% a chance de sofrer desse problema.