4 fatos que você não sabia sobre cachorros

Entenda porque os cachorros ficam com a língua de fora, se eles realmente enxergam em preto e branco e muitas outras curiosidades sobre seu pet!

Por Mariana Kohlrausch - 17/08/2016
Fatos curiosos sobre cães

FOTO: Shutterstock Images

Eles são os melhores amigos do homem e animais muito interessantes. Cada raça é diferente, mas, em geral, os cães possuem algumas manias e características que são comuns em todos. Confira 4 curiosidades sobre os cachorros para conhecer melhor o seu pet.

Fatos curiosos sobre cães

1. Por que os cachorros dão voltas antes de se deitar?

Fatos curiosos sobre cães

Esse é um costume muito antigo. Quando dão voltas e voltas antes de se deitar, de fazer xixi ou cocô, os cachorros estão fazendo, na verdade, um reconhecimento do lugar para ter certeza de que não há nenhuma planta com espinhos nem bichos que possam machucá-los.

2. Por que os cães bocejam?

Fatos curiosos sobre cães

Bocejar pode parecer um sinal de preguiça, mas para muitos animais carnívoros é um mecanismo eficiente para arejar os pulmões e partir em busca da presa favorita. Quando bocejam e se espreguiçam, os cães (assim como nós e outros animais) inspiram uma grande quantidade de ar, que oxigena rapidamente o sangue e gera energia.

3. Os cães enxergam em preto e branco?

Fatos curiosos sobre cães

Não é verdade que os animais enxergam em preto e branco! Os cachorros e gatos vêem menos cores que os humanos, porém, conseguem enxergar melhor durante a noite.

4. Os cães deixam a língua de fora para descansar?

Fatos curiosos sobre cães

Os cachorros têm uma respiração agitada e, como andam com a língua de fora, parecem estar sempre ofegantes. Porém, isso não vale só para quando eles estão cansados. Nem sempre é por este motivo, mas sim pelo fato de que arfar é também uma forma que o organismo dos cães encontrou para transpirar. Quando estão com a língua de fora, eliminam o excesso de calor do seu corpo, se refrescam e regulam a temperatura corpórea. Quando um cachorro fica nervoso, ele costuma ofegar porque a temperatura do corpo aumenta.

SAIBA MAIS

7 fatos que você precisa saber sobre gatos

Você tem que ver esses cachorros antes e durante o banho!

27 caras que os cães fazem quando querem comer