4 coisas que você precisa saber para fazer uma festa diet!

Não é fácil organizar uma festa pensando nas restrições alimentares, né? Nós te ensinamos a preparar uma festa diet sem abrir mão de guloseimas deliciosas.

Diversos doces de festa dispostos em uma mesa.
FOTO: Stela Handa

Nem sempre é fácil organizar uma festa pensando em quem tem restrições alimentares. Independente do motivo da comemoração, os comes e bebes geralmente são regados a muita gordura e açúcares, sem a preocupação com o que é ou não saudável. Os alimentos diet existem justamente para ajudar pessoas que tenham restrição de consumo de algum ingrediente, como os diabéticos, que não podem ingerir açúcar, e os hipertensos, que não devem consumir muito sal. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para fazer uma festa diet e ainda assim gostosa.

Diversos doces de festa dispostos em uma mesa.

FOTO: Stela Handa

Doces e salgadinhos diet

Você pode preparar brigadeiro, beijinhos ou cajuzinhos diets, substituindo os ingredientes tradicionais por outros dietéticos. Já há no mercado leite condensado diet, chocolate em pó diet, leite em pó diet, margarina light, adoçante e raspas de chocolate diet. Já para os salgadinhos, a dica é investir naqueles assados, recheados com verduras ou vegetais, como quibes, esfirras ou empadinhas, por exemplo. Evite abusar das frituras, pois também são prejudiciais para os diabéticos.

Outras sugestões para a festa diet

A nutricionista Isabel Andrade sugere algumas opções de doces saudáveis para fazer em uma festa diet: doces com frutas, iogurte e oleaginosas costumam ser mais leves, mas também devem ser consumidos com moderação. Não se esqueça de substituir os refrigerantes por sucos naturais. “Você estará agregando inúmeros benefícios à sua saúde cada vez que trocar um copo de refrigerante por um de suco natural, rico em nutrientes importantes”, destaca.

SAIBA MAIS

3 receitas saudáveis para você driblar o fast-food

Bolo de cenoura light

De olho no rótulo

A nutricionista alerta que é importante sempre verificar o rótulo dos alimentos que se dizem diets. “A quantidade de gordura pode ser muito maior do que o produto original. E é por essa e outras razões que os alimentos diet precisam ser consumidos com moderação”, alerta a nutricionista.

Diferenças entre diet e light

Ainda há quem confunda alimentos diet e light, incluindo ambos na ideia de que auxiliam no emagrecimento. Nem sempre essa máxima funciona! Os produtos diet são utilizados para fins especiais e são isentos de algum nutriente específico. Já os alimentos light são aqueles que possuem, no mínimo, 25% menos calorias que o produto original e não importa qual nutriente foi retirado da composição. Estes sim são indicados para pessoas que estão em dieta com restrição de calorias.

Consultoria: Isabel Andrade, nutricionista da Venutri consultoria nutricional.