3 alimentos que ajudam a ganhar (e manter) massa magra

As proteínas auxiliam na formação e manutenção de massa magra. Conheça alguns alimentos recomendados para deixar sua silhueta mais enxuta e saudável!

Por Barbara Gatti - 12/09/2016
Mulher, linda, loira, branca, fitness, desenho de braço musculoso

Foto Shutterstock.com

Nosso corpo é composto por músculos, vísceras, ossos e fluídos, como sangue e linfa. Esses elementos correspondem à massa magra. O restante do nosso peso se dá pelo acúmulo de gorduras – que são essenciais, mas em excesso fazem mal. Um dos principais grupos alimentares que ajuda a regular a taxa de massa magra no corpo é o das proteínas. Conheça alguns alimentos recomendados para deixar sua silhueta mais enxuta e saudável!

Mulher, linda, loira, branca, fitness, desenho de braço musculoso

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Frango

Ele é rico em proteínas e possui vitaminas do complexo B, além de uma quantidade alta de aminoácidos – fundamentais para a construção celular. Caso opte pela carne vermelha, fique atenta a quantidade de gordura e prefira sempre cortes magros. Consuma de 2 a 3 vezes na semana.

Ovo

Tanto a clara quanto a gema são boas fontes de proteína e possuem componentes fundamentais para a saúde dos músculos. A clara contém em sua composição uma substância chamada albumina, comum em suplementos. Já a gema traz nutrientes que reparam processos inflamatórios dos músculos, facilitando a recuperação.

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Batata-doce

O tipo possui absorção mais lenta, sendo fonte de energia constante e não em forma de picos. É rica em carboidratos – essenciais para quem quer ganhar massa muscular –, possui baixo índice glicêmico e auxilia na redução do colesterol ruim.