10 motivos para incluir frutas cítricas na dieta!

Você sabia que as frutas cítricas são aliadas da boa forma? Confira 10 motivos para consumir laranja, limão, tangerina e abacaxi no dia a dia

frutas cítricas diversas: laranja, limão e mexerica
Foto: iStock.com/Getty Images

1 – Eliminam gordura!

Frutas cítricas como o limão, a laranja e a tangerina são ricos em naringenina. Segundo pesquisadores, essa substância impede o acúmulo de gordura.

2 – Queimam calorias

A naringenina ainda normaliza o metabolismo, ajudando o corpo a queimar calorias.

frutas cítricas diversas: laranja, limão e mexerica

Foto: iStock.com/Getty Images

 

3 – São fontes de vitamina C

Frutas cítricas também são ricas em vitamina C, que está relacionada à manutenção da boa forma. “Estudos correlacionaram um nível baixo de vitamina C circulando no sangue com o aumento de gordura corporal e da medida da circunferência abdominal”, explica a médica nutróloga e ortomolecular Tamara Mazaracki.

SAIBA MAIS

Quais são as frutas e os shakes ideais para cada hora do dia?

10 dicas para modelar o seu corpo!

Mercado light: escolha os melhores produtos para o seu carrinho!

4 – Frutas cítricas desintoxicam!

O limão possui comprovada ação desintoxicante, o que ajuda na eliminação dos excessos consumidos.

5 – Contêm poucas calorias

Outra vantagem do limão: ele é pouco calórico! Cada unidade tem em média 12 calorias. Isso o torna um ótimo ingrediente para sucos e shakes.

6 – São diuréticos!

Para completar, quando preparado como suco, o limão é um poderoso diurético, combatendo o inchaço e a retenção de líquidos.

7 – Diminuem a ansiedade

“O limão é fonte de uma substância chamada d-limoneno, presente em sua casca, cujo princípio ativo ajuda no combate à ansiedade”, indica a nutricionista Thereza Emed.

8 – São ricas em fibras

A laranja possui uma fibra muito especial chamada pectina, que impede o estoque de gordura. Ela fica naquela parte branca que separa o bagaço da casca.

9 – Auxiliam na digestão

O abacaxi é altamente digestivo graças a uma enzima chamada bromelina, que ajuda na quebra de gordura de origem animal.

10 – Podem substituir os doces

Outro benefício do abacaxi: ele é rico em um açúcar natural chamado frutose, podendo ser consumido quando bater aquela vontade de comer doces.

Texto: Leonardo Valle/Colaborador | Consultoria: Ângela Cardoso, nutricionista; Daniela Jobst, nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional; Tamara Mazaracki, médica ortomolecular da Clínica Slim, do Rio de Janeiro (RJ); Thereza Emed, nutricionista da Clínica Check-Up, de Curitiba (PR)