10 maneiras para consumir mais frutas no dia a dia!

Aprenda dez maneiras de incluir frutas no cardápio para ter uma alimentação mais saudável e afastar o risco de problemas de saúde

Frutas coloridas
Foto: Shutterstock

Um dos principais produtores de frutas do mundo é o Brasil. Mas, apesar da grande variedade de cores e sabores disponíveis nos mercados e feiras pelo país, o consumo ainda é considerado baixo entre os brasileiros. De acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), apenas 18,2% da população segue a recomendação de consumo da OMS (Organização Mundial da Saúde), que deveria ser de 400g/dia de frutas e verduras, o que é equivalente a cinco porções no dia.

O consumo está associado à redução da incidência de doença cardiovascular e determinados tipos de câncer. Esta recomendação baseia-se no aumento do risco de doenças cardiovasculares com ingestão de frutas e verduras inferiores a 200g/dia, bem como nos benefícios provenientes da ingestão de quantidades superiores a 400g/dia destes alimentos”, afirma a nutricionista Margaret Mendes.

Frutas para a saúde!

As frutas, legumes e verduras também são benéficos na prevenção e no tratamento do excesso de peso e do diabetes. “Isso se dá pelo fato de que eles contêm em suas composições vitaminas e minerais, que contribuem para um melhor funcionamento do organismo, além das fibras solúveis, responsáveis pela maior saciedade, controle glicêmico, redução dos níveis de colesterol e proteção contra o câncer de intestino, e as insolúveis, que estimulam o bom funcionamento do intestino prevenindo a constipação”, explica Margaret.

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

É hora de começar!

O primeiro passo é conscientizar-se sobre a importância do consumo das frutas e, em seguida, buscar as melhores opções e as que mais agradam ao paladar. Segundo Margaret, a pessoa deve procurar pelas opções da safra, pois essas concentram uma maior quantidade de nutrientes, além de apresentar um custo mais acessível. Outra orientação importante é fracionar a ingestão ao longo do dia, dando preferência ao consumo de variedades com cores diferentes, favorecendo assim a ingestão de uma maior variedade de vitaminas e minerais. Confira outras recomendações da profissional:

 

Texto: Redação Alto Astral

Consultoria: Margaret Mendes, nutricionista

LEIA TAMBÉM: