10 maneiras de aliviar o estresse

Todo mundo já ficou estressado um dia! Suas fontes são diversas, mas o que não podemos é deixar esse mal prejudicar nossa saúde. Veja dicas para se acalmar:

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Por Vítor Ferreira - 13/10/2016

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A rotina, a correria do dia a dia, os objetivos ainda não alcançados, problemas financeiros, amorosos e familiares, o engarrafamento da rodovia, as mil e uma tarefas a serem cumpridas, a noite mal dormida, isso e mais um monte de coisas podem acarretar no seu estresse e prejudicar a sua saúde a curto e longo prazo.

Todos nós, algum dia, já perdemos a cabeça e, em alguns casos, isso é até necessário, pois permite um crescimento mental e físico que ainda não tínhamos alcançado, afinal, o estresse é uma resposta natural aos desafios da vida e uma vida sem aventuras seria bem entediante, não é?

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Óbvio que o quando o estresse torna-se contínuo e excessivo não é um bom sinal, e a tendência é que você atraia diversas transtornos na vitalidade de seu organismo. Alguns exemplos são as frequentes dores de cabeça, a vontade incessante de comer, o que gera um aumento do peso, piora a qualidade do sono e, em quadros mais graves, chega até a ser um princípio causador do infarto. Assim, as dificuldades de exercer seus afazerem com animação e vontade vão por água abaixo e seu dia vira um caos desesperador.

Não deixe que o estresse tome conta da sua vida! Retome o controle! Parte do nervosismo é desnecessário e pode ser eliminado facilmente. Evidente que você não atingirá a paz da noite para o dia, mas com essas dicas que separamos vão colaborar para te aproximar do sonhado equilíbrio. Veja:

1. Conheça a fonte do seu mau humor

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Caso o estresse seja seu companheiro diário, talvez esteja na hora de você rever alguns pontos da sua vida ou rotina. Tire um dia para analisar quais tarefas, pessoas, pensamentos e situações fazem com que você perca a cabeça, coloque tudo em uma lista, e faça um top 10 das piores. Comece eliminando de imediato as mais fáceis e desnecessárias, já aquelas que não têm uma solução definitiva, procure formas de as aliviar, tornando-as menos chatas. Esse primeiro passo é extremamente necessário para cortar a raiz do problema.

2. Respire fundo

Às vezes a vida parece uma grande pista de corrida, na qual não conseguimos tirar nem 5 minutos para descansar, pensarmos em coisas mais agradáveis do que trabalho e, até mesmo, para respirar. Quando você perceber que está prestes a surtar: pare tudo o que está fazendo! Tire uma pausa para se concentrar apenas na sua respiração, inspire e expire de forma mais profunda, repetidamente, até que o estresse vá embora.

3. Feche os olhos

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Já sentiu aquela vontade de se desligar de tudo, ficar apenas alguns minutos inativo, distante da vida que leva? Infelizmente não possuímos um botão para isso, mas há uma ótima técnica que está a nossa disposição a todo o momento: fechar os olhos. Essa atitude não serve apenas quando precisamos dormir, mas também nos ajuda a não cair no estresse, e desviar do esgotamento diário. Vá para um canto silencioso, onde consiga se concentrar apenas em você, isole-se, e comece a pensar em coisas boas, que te tragam alegria ou apenas tire alguns minutos para esvaziar a cabeça.

4. Aprenda a falar “não”

São tantos os momentos que uma simples palavra-chave resolveria todo o caos da sua vida (ou pelo menos alguns)! Dizer o famoso e temido “não” traz, por incrível que pareça, grandes benefícios para a sua vida. Sempre queremos dar o melhor de nós para agradar os outros, e acabamos por esquecer da gente, do nosso íntimo. Pegamos mil tarefas para serem cumpridas, com prazos exorbitantes e assuntos supérfluos. Assim não há estresse que aguente! Que tal passar a pensar mais exclusivamente em si? Diga sem medo “não vai dar”!

5. Exercícios físicos

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Bom, que os exercícios físicos aliviam o estresse já é uma constatação geral e atestada por diversos médicos e pesquisas, então o que você está esperando para começar? Além de colaborar para uma vida mais saudável, é uma excelente forma de tirar um tempinho só seu, relaxar sozinho, esquecer dos problemas, refletir sobre o futuro, e ainda, ficar em forma. E o contrário, como não se exercitar ou ter uma dieta pouco saudável pode ser, em si, uma fonte de estresse.

6. Alimente-se bem!

Nada melhor do que ter uma alimentação saudável, não é mesmo? Ainda mais se está estiver em sintonia com os exercícios físicos. Coma o que te faz bem, não precisa necessariamente seguir uma regra ou pratos específicos, mas mantenha um horário para cada refeição. O importante é satisfazer seu apetite, e tornar um momento de grande pressão mais prazeroso. Você até pode comer aquela barra de chocolate se sabe que lhe fará bem. Siga aquele antigo pensamento: “Nós somos o que comemos” e acabe com o estresse.

7. Lazer

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Vá as compras, viaje, dê uma volta por algum parque, dance sua música favorita, cozinhe seu prato predileto ou coma em algum restaurante, assista uma série que queria acompanhar, ou apenas durma bastante. Empenhe-se em fazer coisas que você realmente gosta e que deixem o estresse de lado, afinal, nada melhor do que se dar um presente ou ficar aquele tempo sozinha para espairecer. Você irá se sentir muito melhor depois de um pouco de divertimento! Apenas seja feliz!

8. Sexo

Ah, o prazer! Existem coisas que realmente nos ajudam em diversos pontos da nossa vida, uma delas é o sexo. Ele é extremamente eficaz para acabar de vez com o seu mau humor e melhorar a sua autoestima. Está sozinha? Não há problemas! Além de você poder marcar uma transa casual, sem compromisso com alguém, ainda dá para se satisfazer de outras maneiras, como, por exemplo, masturbando-se ou assistindo um filminho erótico.

9. Converse

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Uma das melhores formas de retirar aquela dor de cabeça acarretada pela rotina agitada é conversar com pessoas próximas. Pode ser familiares, amigos, parceiro, o seu pet, qualquer ser que te faça bem e que vá ceder alguns minutinhos para te dar aquela atenção especial que você tanto merece e precisa. Não guarde as coisas, uma hora ou outra seu limite irá extravasar. Às vezes nós só precisamos de alguém que nos ouça, sem julgamentos e que até possa colaborar com alguma solução.

10. Organize-se

Sua vida está um caos? Então, talvez sua cabeça também esteja e seja a fonte de tudo isso! Organize-se, limpe sua agenda de coisas desnecessárias, separe as tarefas de maneira saudável. Também não deixe coisas que você pode fazer hoje para amanhã, quanto mais cedo acabar com os dilemas, maior será a duração do seu descanso.

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