Sem crises: 5 dicas para afastar problemas respiratórios

Apesar de serem comuns, alguns problemas respiratórios não têm cura, mas é possível prevenir as crises com determinadas atitudes. Confira!

Mulher, branca, morena, linda, doente, gripada, assoando o nariz
Foto Shutterstock.com

Muitas das doenças respiratórias não têm cura e sim, um constante tratamento e cuidados. Entre eles, estão os do ambiente doméstico. Dentro de casa, os principais vilões dos alérgicos são os ácaros, parasitas microscópicos que vivem em diversos lugares, principalmente onde há poeira. Eles se alimentam de resíduos da descamação da pele e proliferam-se na poeira doméstica, especialmente nos lençóis, travesseiros, tapetes e cortinas. Por isso, alguns hábitos de limpeza e até mesmo decoração devem ser revistos. Confira 10 dicas de como manter sua família protegida desses vilões.

Mulher, branca, morena, linda, doente, gripada, assoando o nariz

Foto Shutterstock.com

1. Evite cortinas em casa

Caso seja realmente necessário, opte por persianas, que são mais fáceis de limpar. Também escolha as feitas de material de fácil limpeza, como plástico, madeira ou bambu, e evite as de tecido. Mantenha-as limpas passando um pano molhado com sabão neutro. Se não tiver outra opção além da cortina de pano, busque lavá-las periodicamente.

2. Ao limpar o chão, fuja da vassoura

Varrer a casa acaba levantando a poeira, espalhando-a e, assim, piorando a situação. Prefira o uso de um rodo com pano úmido. Os aspiradores de pó também são indicados, porém normalmente seu filtro não é desenvolvido para limpar a superfície por completo, e portanto muitas vezes o que ele faz é uma pulverização de poeira no ambiente. Existem aspiradores com filtros especiais e de alta eficiência, porém têm um custo muito elevado.

3. Opte por produtos sem cheiro

Produtos de limpeza ou para desodorizar o ambiente, inseticidas, tintas com cheiro forte, perfumes, fumaça de cigarro, incensos, são alguns exemplos de substâncias que podem funcionar como alérgenos, irritando o nariz, e desencadear sintomas de alergia.

4. Mantenha os ambientes arejados

Sala, janelas, sofá, mesa, quadros, abajur

Foto Shutterstock.com

Os portadores de doenças respiratórias precisam privilegiar ambientes com boa circulação de ar. Um ponto importante a ser considerado é a existência de uma boa ventilação na casa e no quarto, e se possível ambientes ensolarados, para evitar o surgimento de bolor.

5. Umidifique o ambiente

Na época de clima seco, deixe sempre uma vasilha com água no quarto, principalmente durante as horas de sono. Essa medida ajuda muito a deixar o ar mais úmido e, assim, favorecer a saúde do sistema respiratório.

Saiba mais:

E quando seu bichinho de estimação causa alergia?

Alergia a cosméticos

Melhores alimentos para evitar uma crise respiratória