10 alimentos que rejuvenescem: o chocolate está entre eles!

Alimentar-se de forma correta só proporciona benefícios. Confira a lista de 10 alimentos que rejuvenescem e adote-os na sua dieta!

alimentos-saudaveis
Foto: iStock.com/Getty Images

Tudo o que você coloca no prato pode influenciar na sua aparência física. Por isso, para parecer 10 anos mais jovem, é imprescindível aprender a selecionar os alimentos. O primeiro passo para retardar o envelhecimento é abusar dos alimentos antioxidantes e ricos em vitaminas, como as frutas. Eles combatem os radicais livres, moléculas independentes que podem danificar as células do corpo e causar envelhecimento precoce. “Também é necessário consumir fontes de selênio e silício. Eles conferem hidratação e elasticidade à pele”, explica Paula Cabral, nutróloga da clínica Hagla – Medicina Estética, de Campos (RJ). Confira 10 alimentos que ajudam a rejuvenescer:

1 – Abacate

abacate cortado ao meio

Foto Shutterstock

Rico em vitaminas A, B, C e E e também com ácidos graxos essenciais. A fruta combate os radicais livres e, além disso, é altamente nutritiva para a pele.

2 – Tomate

tomates

Foto: Shutterstock

O tomate é rico em licopeno, substância responsável por sua cor avermelhada e que também impede a ação de radicais livres. “Quando absorvido pelo organismo, o licopeno ajuda a reparar danos causados às células, evitando o envelhecimento precoce da pele”, afirma a nutróloga Paula Cabral. No entanto, para ativar os nutrientes em questão, é necessário que os tomates estejam aquecidos.

3 – Morango

Tigela de frutas, morangos

Foto iStock/Getty Images

Possui uma atividade antioxidante potente por conter fitoquímicos como antocianidina e ácido elágico. “Essas duas substâncias mantém o sistema circulatório eficiente, prevenindo inclusive estoques de gordura”, explica a nutróloga Tamara Mazaracki, da Clínica Slin, do Rio de Janeiro (RJ).

4 – Soja

soja

Foto iStock.com/Getty images

É ideal para mulheres na fase da menopausa, como uma forma de reposição hormonal. Mas coma a soja apenas como tofu (queijo) ou missô (pasta). “A soja industrializada não pode ser processada pelo nosso organismo. E homens e mulheres na fase reprodutiva não devem usar a soja devido à interferência hormonal estrogênica”, adverte a médica Paula Cabral.

5 – Peixe

peixe-salmao-omega-beneficios

Foto: iStock/Getty Images

Peixes são saudáveis, principalmente, por conta do ômega-3. “Essa substância desinflama as células e faz com que as fibras musculares da pele assimilem novas proteínas”, afirma Tamara. Além disso, o peixe é fonte de vitaminas D, E e de minerais como o selênio, que ajudam no rejuvenescimento. “O ideal é consumir peixes três vezes por semana”, complementa a nutróloga.

6 – Chocolate meio amargo

chocolate-vantagens-milagres-para-saude

Foto: iStock.com/Getty Images

Até o chocolate está na lista dos alimentos que rejuvenescem! Ele é uma ótima opção de doce, já que possui flavonóides, substâncias que também melhoram a circulação do sangue e trazem diversos benefícios para a pele.

7 – Castanhas

potes com castanhas

Foto: iStock/Getty Images

As castanhas também são alimentos que rejuvenescem. São extremamente nutritivas, possuindo na sua composição selênio e ômega-3. Dessa forma, elas favorecem a beleza em três frentes: combatendo radicais livres, melhorando a elasticidade da pele e estimulando a circulação do sangue. “Para melhorar a assimilação e metabolização dos nutrientes contidos nas castanhas, elas devem ser bem mastigadas ou batidas no liquidificador”, recomenda Tamara Marazacki. “Apesar dos benefícios, não se esqueça que o número de calorias é grande”.

8 – Gelatina

gelatina

Foto: Divulgação

É grande fonte de aminoácidos que estimulam a síntese de colágeno no corpo, mantendo a tonicidade e elasticidade da pele e prevenindo a flacidez. O colágeno permite ainda que a pele se mantenha sempre hidratada, pois ele “segura”as moléculas de água.

9 – Água

mulher-bebendo-agua-garrafinha-lugar-externo

Foto: iStock e Getty Images

A água também está entre os alimentos que rejuvenescem. Sua ingestão hidrata a pele e facilita o trabalho do sistema circulatório, refletindo em uma pele mais firme e sem rugas. “Com hidratação adequada, os nutrientes e antioxidantes protetores chegam através de artérias capilares, e as toxinas e dejetos celulares são eliminados por meio do sistema linfático”, comenta Tamara Marazacki

10 – Brócolis

brocolis-couve-saude-vegetais-verde-escuros-alimentacao

Foto: iStock.com/Getty Images

E o último item da lista dos alimentos que rejuvenescem é o brócolis, que, segundo a nutróloga Paula Cabral, é eficiente porque possui um nutriente chamado Indole-3-Carbinol (I3C), que ajuda a varrer do corpo os radicais livres e mantém o hormônio estrogênio bem equilibrado.

LEIA TAMBÉM: