Alimentos para pressão alta: saiba como evitar a doença

A alimentação é fundamental para a prevenção de algumas doenças!

Alimentos para pressão alta:
Por Denis Eric - 07/05/2019

Foto: Pixabay

A forma como você se alimenta é a base para a formação da imunidade do seu organismo e para a prevenção de várias doenças, como a hipertensão, por exemplo. Por isso, muito mais do que seguir a prescrição médica e tomar os remédios indicados, manter uma dieta equilibrada é um fator determinante na hora de controlar a pressão arterial. Pensando nisso, conversamos com as nutricionistas Greice Baggio e Daniela Jobts e descobrimos quais são os alimentos para pressão alta. Confira!

Alimentos para pressão alta: saiba como evitar a doença!

1.  Cevada

“Este grão possui carboidratos, proteínas, fibras e minerais, como potássio, magnésio, fósforo, cobre e selênio, além de betacaroteno e vitaminas do complexo B. Consumir o grão de cevada contribui para controle da glicemia e do colesterol elevado e auxilia no bom funcionamento intestinal”, conta a nutricionista Greice Caroline Baggio.

2. Pão integral

É muito difícil resistir ao pãozinho francês da padaria, né? Mas quando se trata de nutrientes, o melhor é optar pelo pão integral. Para quem não gosta das versões encontradas nos supermercados, uma boa opção é prepará-lo em casa, com grãos diversificados e farinhas funcionais.

3. Arroz integral

 

Alimentos para pressão alta: saiba como evitar a doença

Foto: Shutterstock

 

Além de promover saciedade por mais tempo, o arroz integral ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue. “Retirando apenas a casca, o arroz integral é rico em fibras, vitaminas do complexo B e minerais, como magnésio, fósforo, potássio e zinco”, destaca Greice.

4. Aveia

Superversátil, a aveia pode fazer parte da preparação de bolos, tortas e pães, ou até mesmo de receitas de sucos e vitaminas. “A aveia contém carboidratos, proteínas e minerais como o cálcio, o magnésio e o ferro. Ela é rica em fibras solúveis, que auxiliam no funcionamento do intestino, além de reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) e de açúcar no sangue”, ressalta a especialista.

5. Abacate

 

Alimentos para pressão alta

Foto: Shutterstock

 

A fruta é rica em gorduras do bem (ômega 3 e ômega 9) que atuam contra o mau colesterol (LDL), além de ser rica em antioxidantes, como as vitaminas C e E. Outro composto muito benéfico à saúde encontrado no abacate é o ácido fólico (vitamina B9), que tem entre suas funções a de proteger o sistema cardiovascular.

6. Morango

Esta fruta reduz os níveis de colesterol e mantêm as taxas de glicose estáveis, ações que colaboram para a saúde do coração. “A fruta possui 3 ativos (ácido elágico, catequina e delphinidin), compostos fenólicos com ação antioxidante. Além disso, é bastante rica em fibras solúveis, que auxiliam na redução do colesterol”, conta a nutricionista Daniela Jobst.

7. Cereja

Além de saborosa, a pequena fruta possui quercetina, um tipo de flavonoide muito eficiente para diminuir as taxas de colesterol ruim (LDL) e triglicérides. Ela aumenta a ação das enzimas envolvidas na quebra das moléculas de gorduras, tirando boa parte delas de circulação.

8. Amora

 

amora e frutas vermelhas

Foto: Pixabay

 

Outra fruta amiga do coração é a amora, já que ela reforça o sistema nervoso e reduz a concentração de mau colesterol (LDL) no sangue, prevenindo assim ataques cardíacos e derrames. Uma boa pedida é incluí-la em uma salada de frutas. Além de saboroso, o prato fica mais nutritivo.

9. Brócolis

Rico em substâncias antioxidantes e em fibras, o brócolis atua na redução hipertensão e combate a prisão de ventre.

10. Framboesa

A laranja é a queridinha quando o assunto é vitamina C. No entanto, o que muita gente não sabe é que a framboesa também é fonte do nutriente, além de ser rica em fibras, importantes para o bom funcionamento do intestino. Assim como as outras frutas vermelhas, ela se destaca pela quantidade de antocianinas.

 

Consultoria Greice Caroline Baggio, nutricionista; Daniela Jobst, nutricionista

 

LEIA TAMBÉM: