10 alimentos que turbinam os benefícios da couve

Conheça os alimentos que ajudar a turbinar o poder saudável da couve

Suco verde
Foto: iStock.com/Getty Images

Arroz, feijoada, laranja e… couve! O verdinho conhecido por integrar esse prato típico brasileiro está presente em diferentes receitas e pode ter o sabor e as vantagens potencializados quando associado a outros ingredientes. A verdura compõe sucos, saladas, pratos das refeições principais e receitas mais elaboradas, como tortas. A seguir, confira 10 alimentos que ficam deliciosos – e nutritivos – se combinados à couve.

 

Suco verde

Foto: iStock.com/Getty Images

1. Couve + limão

A combinação auxilia no funcionamento intestinal. “A couve é um laxante natural, pois contém uma quantidade grande de fibras. Já o limão possui um conjunto de propriedades que trabalha na desintoxicação e no emagrecimento”, indica a nutricionista Márcia Melo Loureiro.

 

2. Couve + laranja

A laranja é fonte de vitamina C, ácido fólico (que, entre suas funções, é bom para a saúde óssea e previne anemia e problemas cardíacos), flavonoides (que possuem ação antioxidante) e betacaroteno (aliado do cabelo, pele, visão e unhas). “A combinação é superconcentrada em vitamina C, ajuda no combate a anemia, elimina toxinas, limpa o intestino e previne muitas doenças e o envelhecimento precoce”, relata Márcia.

 

3. Couve + linhaça

Uma opção para incluir a linhaça em sucos, vitaminas ou sopas é triturá-la e guardá-la em potes de vidros bem fechados para consumi-la em até três dias. “A linhaça é fonte de fibras, caroteno, vitaminas C, E e do complexo B, ferro, zinco, potássio, magnésio, fósforo e cálcio. Isto sem contar que as fibras existentes no grão também estimulam a produção de hormônios ligados à saciedade, que avisam ao cérebro que a barriga está cheia”, explica Márcia.

 

Saiba mais:

Couve contra osteoporose 

Panqueca de couve com carne moída

Dieta da couve e da berinjela 

 

4. Couve + berinjela

A berinjela reduz o colesterol ruim (LDL) do sangue, é rica em vitaminas A, C e do complexo B e atua como antioxidante. “Junto com a couve, a berinjela é digestiva, laxante e muito nutritiva, indicada para indigestões e prisão de ventre. A combinação dos alimentos pode ajudar na saciedade e no funcionamento do intestino”, destaca a nutricionista Vanessa Minossi.

 

5. Couve + cenoura

É uma ótima combinação para ser acrescentada em saladas ou sucos. “A cenoura possui fibras, betacaroteno e vitaminas C e E, que são excelentes antioxidantes e, por isso, previnem o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de doenças”, indica Márcia.

 

6. Couve + pepino

“O pepino tem cerca de 95% de água, ou seja, possui ação diurética. A casca do alimento ainda é fonte de fibras, potássio e outras substâncias aliadas da pele, cabelo e unhas”, diz a nutricionista Márcia Melo. São ingredientes muito utilizados no preparo de sucos verdes.

 

7. Couve + chia

“A chia abriga cálcio, magnésio, zinco e vitaminas do complexo B. Além disso, possui fibras e melhora o humor, auxilia no controle da pressão arterial e do diabetes, ajuda no emagrecimento e reduz o colesterol ruim (LDL) e o triglicérides do sangue”, aponta a nutricionista Márcia Melo Loureiro. A combinação pode ser feita por meio de sucos.

 

 

Suco abacaxi

Foto: Shutterstock Images

 

8. Couve + abacaxi

A junção pode ser feita através do preparo de sucos. “Essa mistura é rica em vitaminas A, C e do complexo B”, pontua Márcia Melo. Isso porque a fruta ajuda no combate de diversas doenças, previne o envelhecimento precoce, auxilia na digestão e é uma ótima aliada da perda de peso. “Além disso, o abacaxi é antioxidante e diurético, que limpa o sangue e ajuda a fazer uma boa faxina no organismo”, completa a profissional.

 

9. Couve + broto de feijão

O broto potencializa a ação da couve por ser rico em proteínas, fibras, cálcio, fósforo, ferro e vitaminas C e do complexo B. “Os sais minerais são importantes para o organismo, pois ajudam na formação dos ossos, dentes e sangue. As vitaminas do complexo B são essenciais ao crescimento, boa digestão e evitam a queda dos cabelos”, afirma Márcia. A nutricionista indica, ainda, que o alimento seja consumido cozido.

 

10. Couve + gengibre

Podem ser ingeridos juntos em sucos e vitaminas. “O gengibre tem ação bactericida, desintoxicante e melhora o processo de digestão. É um alimento termogênico, capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal”, explica Flavia Morais, coordenadora de nutrição da rede Mundo Verde.

 

Texto: Ana Beatriz Casali/Colaboradora Consultoria: Márcia Melo Loureiro, nutricionista e proprietária da empresa Salutar Alimentos; Vanessa Minossi, nutricionista; Flavia Morais, coordenadora de nutrição da rede Mundo Verde