10 alimentos que turbinam os benefícios da couve

A hortaliça compõe diversas receitas e pode ser combinada com frutas, brotos, legumes e sementes

benefícios da couve
Foto: Shutterstock

Rica em nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, os benefícios da couve ficam ainda mais poderosos quando associados a outros ingredientes. A verdura, que compõe sucos, saladas, pratos das refeições principais e receitas mais elaboradas, como tortas, tem suas vantagens potencializadas, liberando maior número de vitaminas e minerais.

Se sozinha ela já ajuda a eliminar as toxinas do corpo, combatendo o inchaço e melhorando a aparência da pele, quando preparada com frutas, grãos e outras hortaliças, por exemplo, tem seus efeitos aumentados.

As melhores combinações para aproveitar os benefícios da couve

1. Limão

A combinação auxilia no funcionamento intestinal. “A couve é um laxante natural, pois contém uma quantidade grande de fibras. Já o limão possui um conjunto de propriedades que trabalha na desintoxicação e no emagrecimento”, indica a nutricionista Márcia Melo Loureiro.

2. Laranja

A laranja é fonte de vitamina C, ácido fólico (que, entre suas funções, é bom para a saúde óssea e previne anemia e problemas cardíacos), flavonoides (que possuem ação antioxidante) e betacaroteno (aliado do cabelo, pele, visão e unhas). “A combinação é superconcentrada em vitamina C, ajuda no combate a anemia, elimina toxinas, limpa o intestino e previne muitas doenças e o envelhecimento precoce”, relata Márcia.

3. Linhaça

Uma opção para incluir a linhaça em sucos, vitaminas ou sopas é triturá-la e guardá-la em potes de vidros bem fechados para consumi-la em até três dias. “A linhaça é fonte de fibras, caroteno, vitaminas C, E e do complexo B, ferro, zinco, potássio, magnésio, fósforo e cálcio. Isto sem contar que as fibras existentes no grão também estimulam a produção de hormônios ligados à saciedade, que avisam ao cérebro que a barriga está cheia”, explica Márcia.

4. Berinjela

A berinjela reduz o colesterol ruim (LDL) do sangue, é rica em vitaminas A, C e do complexo B e atua como antioxidante. “Junto com a couve, a berinjela é digestiva, laxante e muito nutritiva, indicada para indigestões e prisão de ventre. A combinação dos alimentos pode ajudar na saciedade e no funcionamento do intestino”, destaca a nutricionista Vanessa Minossi.

couve com berinjela

Foto: Pexels

5. Cenoura

É uma ótima combinação para ser acrescentada em saladas ou sucos. “A cenoura possui fibras, betacaroteno e vitaminas C e E, que são excelentes e, por isso, previnem o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de doenças”, indica Márcia. Uma das melhores opções de combinação para ativar todos os benefícios da couve.

6. Pepino

O pepino tem cerca de 95% de água, ou seja, possui ação diurética. A casca do alimento ainda é fonte de fibras, potássio e outras substâncias aliadas da pele, cabelo e unhas. São ingredientes muito utilizados no preparo de sucos verdes.

7. Chia

A chia abriga cálcio, magnésio, zinco e vitaminas do complexo B. Além disso, possui fibras e melhora o humor, auxilia no controle da pressão arterial e do diabetes, ajuda no emagrecimento e reduz o colesterol ruim (LDL) e o triglicérides do sangue. A combinação pode ser feita por meio de sucos.

8. Abacaxi

A junção pode ser feita através do preparo de sucos. “Essa mistura é rica em vitaminas A, C e do complexo B”, pontua Márcia Melo. Isso porque a fruta ajuda no combate de diversas doenças, previne o envelhecimento precoce, auxilia na digestão e é uma ótima aliada da perda de peso. “Além disso, o abacaxi é antioxidante e diurético, que limpa o sangue e ajuda a fazer uma boa faxina no organismo”, completa a profissional.

Suco verde

Foto: Pexels

9. Broto de feijão

O broto potencializa a ação da couve por ser rico em proteínas, fibras, cálcio, fósforo, ferro e vitaminas C e do complexo B. “Os sais minerais são importantes para o organismo, pois ajudam na formação dos ossos, dentes e sangue. As vitaminas do complexo B são essenciais ao crescimento, boa digestão e evitam a queda dos cabelos”, afirma Vanessa. A nutricionista indica, ainda, que o alimento seja consumido cozido.

10. Gengibre

Podem ser ingeridos juntos em sucos e vitaminas. O gengibre tem ação bactericida, desintoxicante e melhora o processo de digestão. É um alimento termogênico, capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal.

Leia também: