5 dicas para você não engordar nas férias de verão

5 dicas para você não engordar nas férias de verão
Avaliação 5 - Votos 1

Algumas mulheres já começam a se preocupar com as férias de verão por causa da balança. Nessa época, a tendência costuma ser de comer mais e praticar menos exercícios físicos. E essa preocupação tem lógica! Confira as dicas para não engordar nas férias!

Segundo Rosana Farah, nutricionista do Minha Vida, “quem come mais do que precisa, normalmente engorda, sim”. Mas, calma, já que com alguns cuidados é possível aproveitar esse período e não se privar de nada, mas sem ganhar os tão indesejados quilinhos a mais.

não engordar nas férias

FOTOS: Divulgação

1. Não se entregue à preguiça

As férias são para descansar e colocar o sono em dia, sim! Mas isso também não quer dizer que você tenha que levantar da cama ou do sofá só para comer, não é mesmo? Além disso, o exercício físico ajuda nosso corpo a relaxar e liberar todo o estresse acumulado. Por isso, que tal aproveitar esse período para começar a criar uma rotina de caminhada? E olha que nem precisa ser muito tempo: bastam 30 minutinhos de caminhada por dia para mexer o corpo e queimar as calorias a mais.

Se for viajar nas férias, melhor ainda! Deixe o carro de lado e vá para os pontos turísticos do lugar a pé, calçando algo confortável. Independente da duração da caminhada, não se esqueça de alongar pernas e braços antes e depois do exercício. Lembre-se também de levar uma garrafinha de água.

2. Aposte nas frutas e saladas

A nutricionista explica que o verão pede alimentos mais leves e menos calóricos: “aproveite os dias mais quentes para comer alimentos mais saudáveis e frescos, como frutas, verduras e legumes. Além de saudáveis, eles têm poucas calorias”.

Para quem torce o nariz para frutas, saiba que elas têm o poder de saciar a vontade por doces e chocolates. Nessa estação do ano, aposte na melancia, melão, caju, acerola e manga. Quanto às saladas, faça um prato bem colorido e com bastantes folhas antes do almoço e do jantar. Assim, você irá “forrar” o estômago e não sentirá vontade de comer muito.

3. Cuidado com self-service

É normal comer fora nas férias, mas cuidado com os restaurantes tipo self-service. Quando estamos com fome, temos o costume de deixarmos nos guiar pelos olhos e não pelo estômago. Ou seja, pegamos mais comida do que é necessário para nos satisfazer.

Cuidado com as frituras, que costumam ser frequentes nesses restaurantes, e atenção para não exagerar na carne vermelha. Se escolher uma massa, prefira as de molho vermelho do que as feitas à base de queijo. Além disso, equilibre seu prato e cuidado com os carboidratos em excesso: não misture arroz, batata e macarrão.

Para arrasar no verão, siga as dicas do Portal Alto Astral 🙂

4. E se você perder o controle e ganhar aqueles quilinhos?

Sempre é tempo de normalizar o peso”, tranquiliza Rosana. O jeito, segundo a nutricionista, é elaborar um plano alimentar de acordo com as suas necessidades individuais e com a ajuda de um nutricionista”.

5. Abuse!

“A pessoa pode comer todos os alimentos em qualquer época do ano, desde que dentro das necessidades. No verão, no entanto, podemos abusar de água de coco, frutas frescas e picolés de frutas”, indica a nutri.

não engordar nas férias picoles-de-frutas

FOTO: Divulgação

 

LEIA TAMBÉM

 

Texto: Laís Modelli – Edição: Loyce Policastro/Colaboradora

Consultoria: Rosana Farah, nutricionista

Design: Isadora de Andrade/Colaboradora

Mais lidas