Connect with us

O que você está procurando?

A consciência do autoboicote é a chave para a mudança de hábitos. É necessário buscar mecanismos de superação para que não sabotemos à nós mesmos
- FOTO: iStock/Getty Images

Como identificar e impedir que sabotemos à nós mesmos?

A consciência do autoboicote é a chave para a mudança de hábitos. É necessário buscar mecanismos de superação para que não sabotemos à nós mesmos

A consciência da autossabotagem é a chave para a mudança de hábitos. O reconhecimento do padrão de vida que se leva, ou de algum problema que precisa de algum tipo de solução, é o primeiro passo. Cada tentativa sem sucesso deve ser encarada como um aprendizado do que não se deve repetir e não como um fracasso. É necessário estar sempre em busca de mecanismos de superação para que não sabotemos à nós mesmos. “Uma vez identificado qual o pensamento que está causando a autossabotagem, é preciso mudá-lo. E como isso acontece? Entendendo o porquê se quer tanto atingir determinado objetivo, determinada conquista. Quando eu digo entender, estou falando de realmente ir a fundo, saber o que está por trás da vontade de fazer determinada coisa. Assim, conseguimos realmente enfraquecer nossos sabotadores e colocar nosso ‘sábio’ para trabalhar”, pontua Karina.

mulher vendo por do sol, identificar e impedir que sabotemos nós mesmos

FOTO: iStock/Getty Images

Depois de uma queda, de uma decepção ou de um trauma, leva tempo até conseguir digerir os acontecimentos desagradáveis e conseguir recomeçar ou enxergar que as mudanças são significativas e importantes. Mas tente sempre mentalizar que, com paciência e força de vontade, a vitória pode chegar e o problema pode ser resolvido. No final, toda a jornada pode valer a pena. Olhar para frente, persistir e não desistir é sempre engrandecedor. É preciso determinação para ir à busca da felicidade e superar as possíveis dificuldades. Como o filósofo francês Jean-Paul Sartre ressaltou, “o importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós”. Com isso, o existencialista quis dizer que a maior virtude que uma pessoa pode ter não é o dinheiro, mas ser forte o suficiente para vencer o limitador que há dentro de si mesmo.

LEIA TAMBÉM

Texto: Nathália Piccoli Edição: Angelo Matilha Cherubini

Consultoria: Karina Mussi, psicóloga e coach

Advertisement

Estilo de vida

Sempre que uma mudança surgir e o medo do desconhecido entrar em ação, o pensamento positivo é o melhor aliado para lidar com a situação!

Estilo de vida

Será que viver em paz significa viver sem conflitos? Ou essa ideia é equivocada? Descubra o que diz o sociólogo Ronaldo Formiga!

Estilo de vida

Entenda exatamente no que consiste a autossabotagem, momento difícil em que a pessoa inicia um verdadeiro boicote a si mesma

Estilo de vida

Identificar a autossabotagem é o primeiro passo. Feito isso, saiba como agir para resolver o problema do boicote a si mesmo

Entretenimento

No primeiro episódio, os competidores serão desafiados em três provas eliminatórias! Confira o que mais vai acontecer hoje em MasterChef Profissionais!

Entretenimento

O Gloob preparou uma programação especial para o mês das crianças. Confira as novidades, prepare a pipoca e divirta-se com seu filho!

Receitas

Aprenda a fazer uma receita deliciosa de bolo no palito para adoçar o Dia das Crianças e passar um dia na cozinha com seus filhos!

Entretenimento

Trem da Alegria, Menudos, Xuxa, Balão Mágico... Os anos 80 deixaram saudade, mas até hoje as músicas fazem muito sucesso. Confira!