O iPhone raramente sofre problemas, mas as falhas de conectividade parecem ser as reclamações mais comuns de seus usuários, seja de Wi-Fi ou Bluetooth. Geralmente essas falhas podem ser resolvidas ativando e desativando a conexão. Além de Wi-Fi , os problemas são, na maioria das vezes, causados por mal comportamento de aplicativos.
Se o seu iPhone está agindo de forma estranha, tente as seguintes etapas desta matéria. Mas atenção: não vá até o passo 4 a menos que desligar e ligar o seu iPhone novamente não resolva a questão.
1) Saia de um aplicativo
Se você tiver problemas com um aplicativo, o primeiro passo a ser feito é encerrá-lo. Dê um duplo toque no botão “Início” para entrar no modo multitarefa, então deslize o dedo para o lado até localizar o aplicativo em questão. Quando encontrá-lo, deslize o dedo debaixo para cima na tela para finalizá-lo. Agora, pressione o botão “Início” mais uma vez para voltar para a tela inicial e abra novamente o aplicativo, se desejar.
2) Forçar o encerramento
Algumas vezes não é possível sair de um aplicativo usando o modo multitarefa. Nesse caso será necessário forçar o encerramento. Segure o botão Sleep/Wake por 7 a 10 segundos, até que o controle deslizante para desligar apareça, então segure o botão Início por entre 7 a 10 segundos. Você será direcionado à tela inicial e o aplicativo será encerrado.
3) Desligue seu iPhone e ligue novamente
Se forçar o encerramento não resolver o seu problema, tente desligar o dispositivo e ligá-lo novamente. Mantenha pressionado o botão Sleep/Wake até que o controle deslizante apareça. Desta vez, deslize-o do outro lado para desligar. Aguarde alguns segundos e, em seguida, pressione o botão Sleep/Wake novamente para ligar o dispositivo.
4) Hard reset
Ainda com problemas? Tente um “hard reset”. Pressione e segure o botão Sleep/Wake e o botão Início ao mesmo tempo até que o logotipo da Apple apareça na tela. Isso força o iPhone a reiniciar e irá limpar a maioria das falhas. No entanto, se ainda assim não funcionar, será necessária uma opção mais drástica.
5) Restaurar
O último recurso é restaurar o seu dispositivo a partir de um backup. Conecte o iPhone ao computador (através de um cabo USB), abra o iTunes e clique no nome do seu aparelho em Dispositivos. Na guia Resumo, clique no botão “Restaurar” e confirme. O iTunes irá restaurar o software, as configurações do dispositivo e perguntar se você deseja recuperá-lo a partir de seu backup mais recente.
6) Obter ajuda especializada
Se nenhum dos passos anteriores solucionar o seu problema, a melhor coisa a fazer é buscar ajuda especializada. Existem diversas assistências autorizadas da Apple pelo Brasil. Para saber qual é a mais próxima da sua cidade, acesse http://www.apple.com/br/support/ ou ligue gratuitamente para o suporte da Apple pelo telefone 0800-761-0880.
LEIA TAMBÉM
- 6 dicas para melhorar o desempenho do sistema iOS
- iPhone e iPad: aprenda usar melhor algumas funções disponíveis
Edição: Jéssica Pirazza/Colaboradora