Connect with us

O que você está procurando?

Uma boa notícia passada em coletiva de imprensa pelo Ministério da Saúde promete ajudar no tratamento contra o HIV e a Aids
- teste de HIV - mão segurando fita vermelha símbolo da aids

Tratamento para portadores de HIV e Aids é ampliado pelo SUS

Uma boa notícia passada em coletiva de imprensa pelo Ministério da Saúde promete ajudar no tratamento contra o HIV e a Aids

Uma boa notícia sobre o combate ao HIV e Aids foi divulgada. O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta (28.09), em coletiva de imprensa, a inclusão de uma novo medicamento na luta contra o HIV e a Aids. Trata-se do Dolutegravir, um antirretroviral que não estava na lista implementeada do SUS (Sistema Único de Saúde) e será incluído a partir de 2017 para cerca de 100 mil pacientes que iniciarem tratamento.

Mnistro da Saúde no plenario

FOTO: Reprodução/Ministro da Saúde

O Dolutegravir é um retroviral que apresenta baixa rejeição dos usuários e será ministrado também em pacientes que apresentem resistência aos antirretrovirais tenofovir, lamivudina e efavirenz que já são usados em todo o país.

O Ministério da Saúde alega ter conseguido um desconto de 70,5% na compra do novo antirretroviral: de US$5,10 a unidade, cada um saiu por US$ 1,50.

Medicamento antirretroviral

FOTO: Reprodução

A taxa de mortalidade por Aids no país caiu 10,9% nos últimos anos, de 6,4 por 100 mil habitantes em 2003 para 5,7 por 100 mil habitantes em 2014.

Também foi anunciado que, em Julho, pretende-se incluir na lista o medicamento que serve para prevenir a doença, conhecido como PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), mais conhecido como Truvada, seu nome comercial. O medicamento, combinado com outros dois antirretrovirais, diminui as chances de contaminação pelo vírus da Aids quando tomado continuamente, mas pode trazer efeitos colaterais, como leves disfunções gastrointestinais e renais.

Medicamento Truvada

FOTO: Reprodução

LEIA TAMBÉM

 

Advertisement

Estilo de vida

Todo mundo já passou por algum tipo de dor. Entenda como esse incômodo se desenvolve no cérebro, além de como outros fatores influenciam

Estilo de vida

Embora cada caso tenha suas particularidades e o tratamento não seja padrão, a cura da depressão é uma realidade há bastante tempo

Estilo de vida

Muita gente se questiona o quanto que a genética influencia em nossa personalidade. Será que elas têm alguma relação? Confira!

Estilo de vida

Muito se fala da possibilidade de o tratamento para o TDAH causar sedação ou sonolência nos pacientes, mas o chamado "efeito zumbi" ocorre em apenas 1%

Estilo de vida

Foi feita uma pesquisa cujo principal objetivo era o de descobrir como diferentes pessoas no mundo todo gostavam de descansar e o que isso significava para elas

Estilo de vida

O reumatismo não pode ser evitado, mas existem algumas ações do dia a dia, por mais simples que pareçam, capazes de agravar o quadro!

Estilo de vida

O açúcar é encontrado em vários alimentos, inclusive nas frutas. Apesar de ser necessário para o organismo, o excesso pode prejudicar os órgãos.

Estilo de vida

As saladas podem ser preparadas com os mais variados alimentos, que fornecem benefícios diversos ao organismo. Assim, a saúde fica protegida.