Connect with us

O que você está procurando?

O transtorno depressivo maior gera diversas dúvidas, tanto para quem está com o problema, como para amigos e familiares. Tires todas nessa matéria!
- Foto: Shutterstock

Tire dez dúvidas sobre transtorno depressivo maior

O transtorno depressivo maior gera diversas dúvidas, tanto para quem está com o problema, como para amigos e familiares. Tires todas nessa matéria!

Quando alguém está com depressão, várias dúvidas aparecem. Nessa matéria você tira as dez mais comuns. Fique por dentro do assunto!

depressão

Foto: Shutterstock

1 – O que é depressão?

É uma doença que afeta mente e corpo, também chamada de Transtorno Depressivo Maior. É tratável, porém, grande parte das pessoas que passa pelo problema não tem a doença diagnosticada ou tratada. Assim, família e amigos têm papel importante no reconhecimento dos sintomas.

2 – Quando procurar ajuda?

Toda pessoa deve consultar um psicólogo quando sintomas como tristeza e apatia se refletem nas atividades diárias. “O psicólogo ou psicanalista ouvirá as questões envolvidas na causa da depressão e assim ajudará a buscar um modo de lidar com elas”, explica a psicóloga Márcia Fraga.

3 – Tristeza x depressão

As tristezas do dia a dia são passageiras. “Assim que a questão é resolvida ou melhor elaborada pela pessoa, o sentimento passa”, destaca Márcia. Já na depressão, o indivíduo pode ter dificuldades para encontrar o fator desencadeante. “A depressão é mais duradoura e traz outros sintomas, como perda de apetite, alterações do sono, perda de libido e de interesse em atividades antes prazerosos, sensação de insegurança e diminuição da autoestima”, descreve a psicóloga.

4 – Tratamentos indicados

“Os melhores resultados são conseguidos pela combinação de medicamentos e psicoterapia”, responde a psicóloga Margarete Pinho. O paciente nunca deve se automedicar, é o psiquiatra quem vai decidir o melhor medicamento. “A psicoterapia sozinha é útil em pacientes intolerantes a medicamentos ou com dificuldades interpessoais”, diz Margarete.

5 – Depressão tem cura?

Em alguns casos sim, quando o paciente tem apenas um episódio de depressão e se recupera com o tratamento. Mas há o risco de uma recaída, portanto, o acompanhamento é importante.

6 – Qualquer pessoa pode ter depressão?

Sim, pois as causas que desencadeiam a doença são variadas. Porém, pesquisas indicam que filhos de pais depressivos têm maior tendência ao problema. “Isso ocorre porque a depressão está relacionada à produção de serotonina, que é herdada geneticamente. Além disso, a convivência em um ‘lar deprimido’ também exerce influência no indivíduo”, informa a psicóloga Marcella Mantovani Pazini.

7 – Algumas pessoas são mais propensas ao problema?

Apesar da doença poder surgir em qualquer idade (até na infância), mulheres e idosos são os mais atingidos. As alterações hormonais tornam o sexo feminino mais vulnerável. No caso dos idosos, geralmente a depressão está associada à diminuição da autonomia, ao isolamento e à perda de familiares e amigos. Cerca de 15% da população idosa apresenta os sintomas da doença.

8 – Quais as consequências caso não seja tratada?

“A depressão pode prejudicar diversos setores da vida. O paciente pode desenvolver fobia social, ter problemas familiares, no trabalho pela falta de concentração, ganho ou perda de peso excessiva, e inúmeros outros prejuízos”, lista Marcella.

9 – Como é o diagnóstico?

A doença é diagnosticada por meio da análise clínica dos sintomas pelo psicólogo ou psiquiatra, descartando a possibilidade de outras doenças. Assim, uma conversa sincera é fundamental.

10 – A doença tem prevenção?

Alguns tipos não podem ser prevenidos, já que estão ligados a desordens no funcionamento cerebral. “Porém, um estilo de vida saudável, que inclua atividade física regular e alimentação adequada, bem como a presença de vínculos afetivos, é considerado fator protetor contra a depressão, além de ajudar na recuperação de quem já sofre com o problema e diminuir as chances de recaídas”, completa a psiquiatra Mara Fernandes Maranhão.

LEIA TAMBÉM:

Consultoria: Mara Fernandes Maranhão, psiquiatra; Margarete Pinho, psicóloga

Texto: Redação Alto Astral

Advertisement

Estilo de vida

Você sabia que a couve é uma das maiores fontes vegetais de cálcio? Veja como incluí-la na alimentação e extrair todos os seus benefícios

Estilo de vida

Muita vezes incluímos na alimentação alguns alimentos que não são saudáveis. Eles até parecem aliados da dieta, mas suas propriedades mostram o contrário.

Estilo de vida

Os benefícios do açúcar natural das frutas para o emagrecimento: conheça a frutose em suas diversas formas e propriedades!

Estilo de vida

A casca de maracujá é ideal para ser incluída no cardápio de uma dieta saudável. Invista, perca peso e elimine as toxinas

Estilo de vida

A seguir listamos 3 passos para prevenir os efeitos da artrite e da artrose, mantendo a qualidade das articulações por toda a vida!

Estilo de vida

Em alguns casos, é possível que distúrbios que afetam a mente causem cansaço e desgaste. Saiba como driblá-los e tenha mais qualidade de vida.

Mundo místico

A vida em um monastério é repleta de reflexões, orações e simplicidade. Conheça o dia a dia dos monges budistas em busca da completa iluminação!

Estilo de vida

Prepare receitas doces e salgadas com a farinha de coco e veja como pode ser fácil e prazeroso emagrecer com saúde e bem-estar!