Connect with us

O que você está procurando?

Embora muitas pessoas optem pelas dietas restritivas para perder peso, a saúde pode ficar comprometida, favorecendo doenças e colocando o bem-estar em risco
- Foto: iStock e Getty Images

Descubra quais os riscos de perder peso rapidamente

Embora muitas pessoas optem pelas dietas restritivas para perder peso, a saúde pode ficar comprometida, favorecendo doenças e colocando o bem-estar em risco

É quase unanimidade entre as mulheres o desejo de perder peso em pouco tempo, contudo, não existe um truque de mágica que torne isso possível. O que existe são as famosas dietas restritivas, que eliminam do cardápio os mais variados alimentos. Embora muitas pessoas optem por essa alternativa, a saúde pode ficar comprometida, ou seja, os resultados até aparecem, mas colocando o bem-estar em risco. Afinal, quais os perigos de eliminar os quilinhos extras com rapidez e como fazer para ter um emagrecimento saudável?

 

mulher-fita-metrica-perder-peso-roupa-academia

Foto: iStock.com/Getty Images

 

Nem tão eficaz assim

Dietas das sopas, da gelatina, das águas detox, dos pontos, mediterrânea… Não faltam opções que prometem uma perda de peso enorme em poucas semanas – e, às vezes, até dias. Apesar de algumas delas serem compostas por alimentos benefícios à saúde, a maioria representa um risco. Isso porque muitas cortam das refeições ingredientes que carregam consigo uma gama de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Com isso, o emagrecimento pode vir acompanhado de doenças e sintomas desagradáveis, como anemia, fraqueza e desânimo.

Além disso, não é incomum encontrar pessoas que eliminaram os quilos indesejados, mas voltaram a engordar após um tempo. Isso acontece porque depois de fazer as pazes com a balança, a alimentação passa a ser como era antes. E o resultado é o ganho de peso. “Dietas restritivas têm resultados mais rápido, sem dúvida. Mas a solução é imediatista e insustentável”, complementa a nutricionista esportiva Dayana Araújo.

 

mulher-magra-fira-metrica-costela-perder-peso

Foto: Shutterstock

 

A melhor solução!

Quer descobrir uma maneira de entrar em forma de maneira saudável? Em vez de restringir os alimentos das refeições, a escolha mais acertada é reeducar o paladar, acostumando-se a comer ingredientes naturais e com menos quantidade de gorduras e calorias. “A reeducação alimentar tem como objetivo uma nova percepção sobre os alimentos. Nesse processo não há grandes restrições, mas sim o prazer de comer com moderação. A pessoa aprende a fazer as melhores escolhas e a comer nas quantidades certas. Assim, fica mais fácil alcançar os objetivos, melhorando o estado nutricional sem prejudicar o organismo”, esclarece a nutricionista.

 

COnsultoria Dayana Araújo, nutricionista esportiva

 

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Estilo de vida

O sistema cardiovascular tem no alho um grande aliado. No entanto, os benefícios do alimento ao organismo vão muito além disso! Confira!

Estilo de vida

Os alimentos industrializados, ricos em gorduras saturadas e açúcares, são muito prejudiciais à saúde do cérebro. Invista em produtos saudáveis!

Estilo de vida

Você sabia que alguns fatores externos têm efeitos poderosos na manutenção da saúde mental? Algumas medidas podem ser bastante efetivas. Confira!

Estilo de vida

Conheça diversas técnicas de preparo de remédios naturais e a maneira correta que cada processo deve acontecer! Obtenha o melhor das plantas e ervas!

Estilo de vida

A ciência comprovou a eficácia de plantas e ervas no combate a problemas simples de saúde, além de serem aliadas poderosas para o bem-estar do organismo!

Estilo de vida

A catarata é uma doença relacionada a idade, mas pode aparecer por causa da genética ou infecções intrauterinas, mas tem cura!

Estilo de vida

Confira qual a melhor forma de preparo dos legumes a fim de garantir todas as vantagens desse tipo de alimento, favorecendo sua saúde.

Estilo de vida

Famosa na culinária e no tratamento de doenças simples, o hortelã garante muitos benefícios à saúde! Saiba mais sobre essa erva!