5 receitas de suchás refrescantes para o verão

Avalie

Apesar de serem muito consumidos no inverno com o objetivo de esquentar o corpo, os chás também merecem destaque no cardápio durante o verão (quando são consumidos como suchás), uma vez que podem ser feitos gelados a fim de refrescar nos dias mais quentes. Além dessa capacidade, eles possuem inúmeras propriedades fitoterápicas (medicinais) que ajudam no tratamento de doenças. E o melhor de tudo é que essas funções podem variar de acordo com os ingredientes usados. “Podem ajudar na elevação do metabolismo, no funcionamento do sistema imunológico, na prevenção do câncer, na proteção ao coração, na redução da pressão arterial, no controle do estresse, ajuda os rins (pela ação diurética) e no emagrecimento”, indica a nutricionista Talitta Maciel.

Suco + chá

A combinação dessas duas bebidas – e dos benefícios de cada uma – resulta nos famosos suchás. Para fazer, basta preparar o chá, esperar esfriar e bater no liquidificador com os ingredientes do suco (a escolha depende das preferências individuais). A seguir, conheça 5 receitas de suchás gelados que vão turbinar sua saúde no verão!

 

 

Receitas de suchás para fazer em casa

1. Suchá de framboesa com limão

Ingredientes: 1 xícara (200ml) de chá verde; 1/2 limão em rodelas; 1/4 de xícara (50ml) de suco puro de limão; 1/4 de xícara (chá) de framboesa; Gelo a gosto

Modo de preparo: prepare o chá verde e deixe esfriar. Acrescente o limão, o suco de limão, as framboesas e gelo. Se desejar, adoce com açúcar demerara e beba em seguida.

 

2. Suchá de limão e hortelã com hibisco

Ingredientes: 1 xícara (200ml) de chá de hibisco; 1/4 de xícara (50ml) de suco puro de limão siciliano; Rodelas de 1/2 limão siciliano; Folhas de hortelã e gelo a gosto

Modo de preparo: prepare o chá de hibisco e deixe esfriar. Acrescente o suco e as rodelas de limão, hortelã e gelo. Se desejar, adoce com açúcar demerara e beba em seguida.

 

3. Suchá de morango com chá branco

Ingredientes: 1 xícara (200ml) de chá branco; 1/2 xícara (chá) de morango; Folhas de hortelã e gelo a gosto

Modo de preparo: faça o chá branco e deixe esfriar. Acrescente os morangos, hortelã e gelo. Se desejar, adoce com açúcar demerara e beba em seguida.

 

4. Suchá de laranja e mate

Ingredientes: 1 xícara (200ml) de chá mate; 1/2 xícara (100ml) de suco puro de laranja; Rodelas de 1/2 laranja; Folhas de hortelã e gelo a gosto

Modo de preparo: faça o chá mate e deixe esfriar. Acrescente o suco e as rodelas de laranja e misture. Adicione hortelã e gelo. Se desejar, adoce com açúcar demerara e beba em seguida.

 

5. Suchá de pêssego e mate

Ingredientes: 1 xícara (200ml) de chá mate; 1/2 xícara (chá) de pêssego em fatias; Folhas de hortelã e gelo a gosto

Modo de preparo: faça o chá mate e deixe esfriar. Acrescente o pêssego, hortelã e gelo. Se desejar, adoce com açúcar demerara e beba em seguida.

 

Consultoria Talitta Maciel, nutricionista

 

LEIA TAMBÉM:

Mais lidas