Connect with us

O que você está procurando?

Que o estresse está relacionado com problemas do coração, todos já sabiam, mas e que o cérebro também está envolvido com esse fato? Você sabia? Confira!
- FOTO: iStock.com/Getty Images

Estresse: veja como ele pode causar um ataque cardíaco

Que o estresse está relacionado com problemas do coração, todos já sabiam, mas e que o cérebro também está envolvido com esse fato? Você sabia? Confira!

O estresse sobre uma determinada região do cérebro pode ser o responsável pelo o maior risco de ataque cardíaco. A pesquisa publicada pelo The Lancet, contou com 300 pessoas e a observação feita foi: as pessoas que apresentavam atividade maior na amígdala (parte do cérebro responsável por orquestrar emoções) tinham uma chance maior de sofrer com doenças cardiovasculares.

 

ilustração de um cérebro

FOTO: iStock.com/Getty Images

 

De acordo com os pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, estresse pode ser um fator de risco tão decisivo como fumo e pressão alta. Especialistas em doenças do coração afirmam que os pacientes em situações de risco devem receber ajuda para gerenciar o estresse.

Os pesquisadores de Harvard detectaram que uma atividade maior na amígdala, a região do cérebro que processa emoções como medo e raiva, ajuda a explicar a ligação.As amígdalas – são duas, uma de cada lado do cérebro – são grupos de células localizadas dentro dos lobos temporais mediais do cérebro. Em humanos e animais a amígdala está ligada a respostas ao medo e também ao prazer.

 

medir batimentos

FOTO: iStock.com/Getty Images

 

Os cientistas sugerem que a amígdala sob estresse envia sinais para a medula óssea, para que esta produza mais células brancas para o sangue. Estas células vão causar inflamação nas artérias e isto pode causar ataques cardíacos, angina e derrames.

Quando exposta a estresse, esta parte do cérebro parece funcionar como uma boa forma de prever a ocorrência de eventos cardiovasculares. No entanto os pesquisadores de Harvard afirmam que ainda são necessários mais estudos para confirmar esta sequência de reações.

 

Leia também: 

Advertisement

Estilo de vida

Recurso natural do ser humano para enfrentar situações de ameaça, a ansiedade fora de controle provoca várias disfunções no cérebro

Estilo de vida

Utilizado para a famosa guacamole, o avocado possui alta concentração de vitaminas, minerais, proteínas e fibras. Vale a pena investir!

Estilo de vida

Boca, faringe, esôfago, estômago, vesícula, intestinos e ânus formam o sistema digestivo, responsável pela ingestão. Esclareça 5 dúvidas sobre o tema!

Estilo de vida

Quem disse que comida sem sal é sinônimo de comida sem gosto? Substitua já esse ingrediente por temperos que irão deixar suas refeições mais saborosas!

Estilo de vida

Está na hora de você incluir a berinjela de vez na sua dieta! Caso não goste do legume, confira 5 motivos que vão te fazer mudar de ideia rapidinho!

Estilo de vida

O brócolis é vegetal completo: fibras, folato, cálcio, potássio e flavonoides são alguns de seus nutrientes que ajudam na prevenção de doenças!

Estilo de vida

Muitas pessoas têm dificuldades para perder peso e, mesmo que comam pouco, os resultados não aparecem. Confira alguns esclarecimentos sobre o assunto!

Estilo de vida

As muitas vantagens dos chás para a saúde são incontestáveis. Portanto, confira quais os 5 tipos que vão te ajudar manter as funções do seu corpo reguladas.