Exagerou na bebida? Confira 5 dicas que vão te ajudar a curar a ressaca

Avalie

Fim de ano é hora de reunir os familiares, festejar, ganhar presentes e se divertir. É também uma época para refletir sobre o ano que passou e fazer promessas para o ano que virá. No entanto, é preciso tomar cuidado com a saúde: exagerar no consumo de bebidas alcoólicas pode trazer males para suas festividades, causando transtorno e constrangimento.

mulher bêbada

Foto Istock.com/Getty Images

Saiba as consequências de beber além da conta e veja como se livrar da famosa ressaca do dia seguinte:

1. Coma frutas e verduras

Se você exagerar e acordar com dor de cabeça, sede e mal-estar, alguns alimentos são bons para melhorar essas sensações horríveis. “Os melhores alimentos a serem consumidos são verduras, frutas e legumes, pois como são de fácil digestão e são ricos em vitaminas e minerais, irão auxiliar no funcionamento dos rins e fígado, os principais órgãos para a desintoxicação”, afirma Andrea.

2. Evite alimentos gordurosos

Evite carne vermelha, alimentos gordurosos, produtos industrializados e embutidos. Inclua também muitos líquidos, como sucos naturais, água de coco e água natural, pois ajudarão na hidratação e eliminação de toxinas. Outra dica é incluir os alimentos ricos em fibras na dieta como linhaça, aveia, pão e arroz integral”, completa.

3. Aposte nas bebidas isotônicas

Bebidas como o Gatorade ajudam a repor todos os sais minerais que o corpo perdeu durante o período de ressaca e ajudam a fazer você se sentir melhor.

4. Escolha bebidas hidratantes e calmantes

Sucos de frutas não ácidas, como pêssego e melão são as melhores escolhas para ajudar seu corpo a se recuperar. Chá de erva-doce, que é hidratante e calmante também é uma ótima opção. Além dele, suco de batata e de cenoura são opções caseiras que podem fazer a ressaca ir embora mais rápido.

5. Use bicarbonato

O bicarbonato de sódio combate a hiperacidez momentaneamente e elimina os gases que se formam pela fermentação excessiva dos alimentos ingeridos. Mas cuidado: ele pode leva à formação de gastrite irritativa que se torna persistente com o tempo, obrigando o indivíduo a recorrer sempre a esse artifício”, alerta o médico.

bebida alcoolica

Foto: Divulgação

Por que beber faz tão mal?

A bebida pode ser prazerosa, mas se consumida em excesso pode trazer males para a saúde. Andrea Uzeda, nutricionista da Clínica Dicorp, explica: “A bebida pode trazer uma sensação de calor, rubor facial, euforia, humor instável, diminuição dos reflexos e da coordenação motora e em casos mais graves, insuficiência respiratória, coma e morte. A ressaca ocorre de oito a doze horas após o consumo e acarreta os seguintes sintomas: dor de cabeça, náuseas, tremores e vômitos”.

Evite o mal-estar

Se quiser aproveitar a noite de Natal e Ano Novo sem se sentir mal no dia seguinte, beba bastante água – ela ajuda a diluir os componentes presentes na bebida alcoólica e mantém o corpo hidratado. A nutricionista também aconselha a evitar beber em jejum e evitar misturar as bebidas. Lembre-se que seu corpo precisa de cuidados para se manter bem, portanto evite os excessos!

Guia da cerveja: aprenda tudo sobre a bebida, sem complicação!

FOTO: iStock

Tenha consciência

Lembre-se que beber demais e causar problemas pode magoar pessoas que você gosta. Antes de qualquer coisa, pense nas conseqüências! E o mais importante: se beber, não dirija. Aproveite as festas com moderação e tenha um ano maravilhoso!

Consultoria: Andrea Uzeda, nutricionista da Clínica Dicorp

 

LEIA TAMBÉM

 

Mais lidas