Connect with us

O que você está procurando?

Apesar de se tratar de um período difícil na vida do paciente, é possível buscar a cura da depressão de uma forma mais fácil do que se imagina. Confira
- FOTO: Shutterstock.com

Depressão tem cura? Entenda como é o tratamento da doença

Apesar de se tratar de um período difícil na vida do paciente, é possível buscar a cura da depressão de uma forma mais fácil do que se imagina. Confira

Grandes traumas e pequenos acontecimentos que se acumulam durante muito tempo nas nossas vidas têm a capacidade de despertar um quadro depressivo. Os pensamentos se tornam cada vez mais negativos e o cansaço mental só aumenta, além da indisposição e do desânimo presentes diariamente. Os sinais da depressão são diversos, mas olhar para si mesmo e perceber que é hora de procurar ajuda é uma atitude muito mais complicada do que parece.

6 hábitos para afastar a depressão

FOTO: Shutterstock.com

Tanto os sintomas como as causas e a maneira com a qual se enfrenta o distúrbio são particulares, cada um passa por esse período de um jeito específico, e com as respostas ao tratamento não é diferente. “Alguns indivíduos sofrem de depressão clínica temporária e tomam medicamentos por até 12 meses. Para outros, é uma batalha ao longo da vida, em que picos da doença aparecem com o tempo”, assinala a psicóloga Monica Pessanha.

Em muitos casos, o tratamento, ministrado por meio de psicoterapias e também de medicações, mostra-se eficaz, e o paciente pode ser considerado curado. “A depressão tem cura, mas a pessoa precisa ficar atenta para não reincidir e deslizar de volta aos hábitos sombrios, pois a tendência permanece. Toda cura psíquica é um processo de autoconhecimento, e a descoberta de objetivos de vida ajuda a anular essa predisposição”, ressalta a psicanalista Júlia Bárány.

Comportamento saudável

Existem diversos métodos psicoterápicos disponíveis para aqueles que sofrem com a depressão. No entanto, a terapia, aliada a certas atitudes e posturas diante da vida, pode oferecer resultados ainda melhores. “Cuidar de si, melhorando aspectos importantes como sono, alimentação saudável e atividades físicas. Ser gentil com você mesmo e não se culpar se não fizer algo que planejou, além de experimentar coisas novas e compartilhar experiências com as pessoas”, analisa a psicóloga Monica Pessanha.

LEIA TAMBÉM

Consultorias: Bayard Galvão, psicólogo clínico, hipnoterapeuta e presidente do Instituto Milton H. Erickson de São Paulo; Monica Pessanha, psicóloga; Júlia Bárány, psicanalista.

Texto: Érika Alfaro/Colaboradora – Entrevista: Victor Santos – Edição: Augusto Biason/Colaborador

Advertisement

Estilo de vida

O diagnóstico tardio do Alzheimer é muito mais comum do que se imagina. Mas uma pesquisa mostrou que é possível prever a doença por meio exames de sangue

Estilo de vida

Físico, mental, emocional ou espiritual, vários podem ser os tipos de cansaço, o importante é saber combate-lo. Confira algumas dicas nessa matéria!

Estilo de vida

Muito usado pelos pais, chupeta, mamadeira e andador não é recomendado por especialistas. Confira quais são os malefícios desses 3 itens!

Estilo de vida

Para dar um descanso na dieta não é preciso comer tudo o que ver pela frente. Saiba como fazer um dia do lixo equilibrado!

Estilo de vida

Sabia que uma boa noite de descanso pode fazer maravilhas pelo seu sistema imunológico? Uma prova disso é o estudo que você confere a seguir!

Estilo de vida

Há vários tipos de esclerose, conjunto de doenças sem relação entre si e que muitas vezes não tem o cérebro como principal afetado

Estilo de vida

Cansaço extremo é uma das características de uma problema difícil de ser diagnosticado: a síndrome da fadiga crônica. Veja uma pesquisa sobre ela!

Estilo de vida

Como deixas a hora das refeições mais atrativas para as crianças! Deixar a alimentação lúdica é o caminho para uma vida mais saudável!