Connect with us

O que você está procurando?

Se consumido com moderação, o chocolate amargo defende o coração, fornece energia, melhora o humor e inibe a oxidação de gorduras no sangue
- Foto: Andre Fontes

Chocolate amargo ajuda a proteger o coração e manter o bom humor

Se consumido com moderação, o chocolate amargo defende o coração, fornece energia, melhora o humor e inibe a oxidação de gorduras no sangue

Há quem não fique um dia sem comer pelo menos um pedacinho de chocolate. E muita gente recorre ao doce para aliviar momentos de ansiedade e nervosismo. Afinal, contém triptofano, um aminoácido que participa da produção de serotonina, neurotransmissor responsável pelas sensações de bem-estar, prazer e relaxamento. Mas as propriedades antioxidantes do alimento vêm mesmo é da sua matéria-prima, o cacau.  Por isso, o tipo ideal a ser consumido para beneficiar a saúde é o chocolate amargo, produzido com maior porcentagem de cacau. “Não contém leite e tem quantidade menor de açúcar”, acrescenta a nutricionista Lilian Speziali.

chocolate amargo

Foto: Andre Fontes

Benefícios do chocolate amargo

Para o coração

Consumir até 30g de chocolate amargo duas vezes por semana pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares e não interfere no aumento de peso. Foi o que mostrou uma pesquisa publicada em revista científica da Sociedade Americana do Coração. O estudo foi feito com cerca de 32 mil mulheres de 48 a 83 anos e indica redução de até 33% no risco de desenvolver problemas cardíacos com a ingestão de chocolate amargo.

Porém, os pesquisadores ressaltam a importância da moderação. Como o cacau é o responsável pelos benefícios ao coração, quanto maior a porcentagem da fruta no chocolate, mais vantajoso ele será. O tipo amargo pode conter até 75% de cacau, enquanto o ao leite possui em média 30%.

Assim como o chá verde, o cacau possui catequina, um polifenol que inibe a oxidação de gorduras no sangue, reduzindo a formação de placas nas artérias. Assim, o sangue circula livremente e o coração fica protegido de infartos. A catequina também eleva a produção de óxido nítrico no organismo, um tipo de gás que relaxa os músculos dos vasos sanguíneos, favorecendo a circulação e reduzindo a pressão arterial.

Mais energia

Comer um ou dois quadradinhos de chocolate no intervalo do trabalho ou dos estudos pode favorecer a concentração e melhorar a disposição. Isso porque o alimento possui duas substâncias estimulantes: a cafeína e a teobromina.

Consultoria: Lilian Speziali, nutricionista

Texto: Redação Alto Astral

LEIA TAMBÉM:

 

Advertisement

Estilo de vida

Você sabia que amora é uma fruta rica em nutrientes antioxidantes? E esses nutrientes são muito eficazes na prevenção do câncer. Veja mais!

Estilo de vida

Não é difícil encontrar restaurantes que ofereçam self-service, mas como resistir a toda a variedade isso e se alimentar de uma forma segura?

Estilo de vida

Existe uma forte ligação entre a obesidade e a depressão, sabia? Nas próximas linhas, você aprende mais sobre ela e confere como se prevenir

Estilo de vida

Quando o desejo por comprar se torna uma necessidade fora de controle, pode ser a compulsão por compras: hora de procurar ajuda e tratamento

Estilo de vida

O colesterol é fundamental para muitas funções do corpo. Pensando nisso, confira 3 respostas sobre o assunto e garanta maior qualidade de vida!

Estilo de vida

O período pós-parto dura aproximadamente seis semanas e necessita de atenção especial, tanto após um parto natural como numa cesariana.

Estilo de vida

A água de coco é um antioxidante natural contra os radicais livres, que causam o envelhecimento precoce e o aparecimento de doenças. Leia mais!

Estilo de vida

Os exercícios físicos são ótimos aliados contra a hipertensão. Saiba como começar a praticá-los para ter uma vida mais saudável!