Connect with us

O que você está procurando?

Triptofano, tirosina, ácido fólico, selênio, zinco, vitamina C... Conheça alguns nutrientes que ajudam no bom funcionamento do cérebro
- Foto: Shutterstock

Saiba como turbinar o cérebro com o auxílio de alguns nutrientes

Triptofano, tirosina, ácido fólico, selênio, zinco, vitamina C... Conheça alguns nutrientes que ajudam no bom funcionamento do cérebro

Quer proteger a saúde cerebral? Então, confira alguns nutrientes que, quando unidos em uma alimentação equilibrada, fazem das refeições uma garantia para o bem-estar do corpo e do cérebro.

cérebro

Foto: Shutterstock

Ômega-3

A gordura mais importante para o desempenho cerebral tem um nome complicado, o ácido graxo docosahexaenoico (DHA), melhor conhecida como ômega 3. Esta presente nos seguintes produtos: peixes de águas frias (salmão, atum, sardinha, cavala) chia, linhaça, azeite, abacate e macadâmia.

Aminoácidos

O cérebro precisa destes elementos para produzir neurotransmissores. Presente nos seguintes alimentos: carne em geral, ovos, laticínio e feijões.

Vitamina C

Quem tem uma boa ingestão de frutas ricas em elementos antioxidantes, como a vitamina C, preserva a memória por mais tempo. Pode ser encontrada nos seguintes alimentos: laranja, limão, acerola, tangerina, melão, morango, maracujá, framboesa, mirtilo, goiaba, kiwi, abacaxi, tomate, brócolis, pimentão, broto de alfafa e pepino.

Zinco

Melhora a capacidade cognitiva e facilita a organização dos pensamentos. É encontrado nos seguintes alimentos: frutos do mar (como ostras), sementes oleaginosas (de abóbora e girassol), miúdos e peru, cogumelos, ovos, gérmen de trigo, levedo de cerveja, grãos integrais, amendoim e leite.

Selênio

Estudos comprovam que quando esse mineral está em falta no organismo, é possível perceber uma redução na capacidade cognitiva, principalmente em idosos. Presente nos seguintes alimentos: castanha-do-pará, carnes em geral (incluindo sardinhas), frutos do mar, ovos, cereais integrais; semente de girassol e castanha de caju.

Ácido fólico

Atua no desenvolvimento do sistema nervoso do feto. Presente nos alimentos: vísceras (fígado, moela e coração), feijão, vegetais com folhas verdes como o espinafre.

Tirosina

Esses elementos podem ser classificados como combustíveis do cérebro e pode ser encontrado em carnes, frutos do mar e tofu.

Triptofano

É responsável pela produção de serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. Está presente em alimentos como leite, iogurte, queijos, arroz, pães, batata, soja, nozes, feijão, lentilha e castanhas.

LEIA TAMBÉM:

Consultoria: Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular; Ana Rosa Costa, nutricionista do Centro Médico Pastore; Elodia Avila, cirurgiã plástica
Advertisement

Estilo de vida

Você sabia que alimentos torrados podem trazer alguns riscos para a saúde? Não? Então confira o que diz um estudo recente feito na Inglaterra.

Estilo de vida

A batata-doce é um alimento que merece estar no cardápio diário. Pensando nisso, selecionamos três receitas supersaudáveis e práticas!

Estilo de vida

Recomendado apenas sob prescrição médica, o uso de remédios contra a ansiedade pode ser eficaz, mas pode trazer alguns efeitos colaterais

Estilo de vida

Refrigerante sem açúcar não é necessariamente suficiente para ajudar no processo de emagrecimento. Entenda o que diz estudo sobre o assunto!

Estilo de vida

Além da maciez, da textura e da cor incrível, o tomate conta com nutrientes essenciais ao bom funcionamento do corpo. Confira!

Estilo de vida

Quando o assunto é câncer, a couve pode ajudar! É possível diminuir as chances de desenvolver a doença por conta do alto poder antioxidante da hortaliça!

Estilo de vida

Você sabe quem são os atletas do fim de semana? Para entender mais sobre quem são essas pessoas leia o texto a seguir e veja se você faz parte desse grupo.

Estilo de vida

Você tem é leigo no assunto e não sabe o que são ou para que serve os suplementos alimentares? Então confira no texto a seguir!