Connect with us

O que você está procurando?

Entenda mais sobre a bulimia, distúrbio alimentar em que a pessoa não consegue aceitar o seu corpo. O problema pode levar à morte!
- Foto: Shutterstock

Bulimia: entenda mais sobre esse distúrbio alimentar!

Entenda mais sobre a bulimia, distúrbio alimentar em que a pessoa não consegue aceitar o seu corpo. O problema pode levar à morte!

Caracterizado como um distúrbio alimentar, quem sofre com a bulimia tender a ingerir alimentos de forma exagerada, seguindo um sentimento de culpa, fazendo com que a pessoa provoque vômitos com o objetivo de eliminar aquilo que ingeriu. “Ao contrário da anorexia, o indivíduo se alimenta bem e, na verdade, até em exagero. Porém, para evitar engordar, o bulímico aposta em técnicas que chamamos de expurgação. Vômitos, tomar laxantes para provocar diarreia ou fazer jejum são os mais comuns”, pontua a psícologa Karina Rodrigues. Pessoas com bulimia estão sempre preocupadas com a aparência e, principalmente com o peso.

espelho-bulimia

Foto: Shutterstock

Causas da Bulimia

Assim como a anorexia, ainda não se sabe as causas da bulimia. No entanto, muitos fatores podem estar envolvidos. Cobrança da sociedade por um padrão de beleza pode ser um deles. A idolatria pelo corpo magro e a rejeição ao corpo acima do peso são fatores determinantes para os portadores dessa doença. Assim, a bulimia também é considerada um distúrbio de imagem, no qual a pessoa não consegue aceitar o seu corpo e acredita estar muito acima do peso, mesmo não estando. Isso pode levar a um quadro extremo de ansiedade que faz a pessoa se “refugiar” na comida e, ao mesmo tempo, eliminá-la por meio de vômitos ou até mesmo pelo uso de laxantes.

Principais sintomas

Para identificar o problema, alguns sinais devem ser observados. São eles:

  • Preocupação excessiva com o peso
  • Ter medo de ganhar peso
  • Comer em excesso até sentir desconforto
  • Ir ao banheiro logo as refeições
  • Fazer o uso do de diuréticos e laxantes após as refeições
espelho-disturbio-bulimia

Foto: iStock.com/Getty Images

Outro distúrbio:

Graças a uma exposição exagerada de corpos definidos e repletos de músculos esculpidos, muitas pessoas começam a fazer qualquer coisa para conquistar a silhueta dos sonhos, pagando até mesmo com o seu bem mais precioso: a saúde. Esse distúrbio é chamado de vigorexia. “É o tipo de alimentação voltada exclusivamente para manutenção de um corpo musculoso. Todas as refeições da pessoa são voltadas para esse objetivo”, fomenta Karina.

 

Texto: Paula Santana
Consultoria: Karina Rodrigues, psicóloga

 

LEIA MAIS

Advertisement

Estilo de vida

A arteterapia tem destaque dentre as várias técnicas para fazer o detox emocional! A arte tem sido utilizada como forma de terapia desde o século 19!

Estilo de vida

Com fibras solúveis e insolúveis, a aveia protege o coração, elimina a prisão de ventre, ajuda a fixar o cálcio no organismo e muito mais. Confira!

Estilo de vida

Eficiente contra ansiedade e depressão, a prática do mindfulness proporciona diversos benefícios à saúde. Veja como começar a a praticar hoje mesmo!

Estilo de vida

Saiba quais são os nutrientes indispensáveis em uma refeição para turbinar a saúde do cérebro e o bem-estar do organismo.

Estilo de vida

Investir em eventos bem organizados é garantia de que eles trarão os frutos esperados. Cursos a distância podem colaborar com esse processo. Confira!

Estilo de vida

Seja para fins profissionais ou por lazer, os cursos online de decoração são uma boa pedida para quem se interessa pelo assunto.

Estilo de vida

Muita gente sonha em partir para o empreendedorismo, mas os riscos de investir sempre dificultam as coisas. Confira alguns cursos online que podem ajudar!

Estilo de vida

Você comprou um novo cachorro? Trouxe o namorado(a) para casa? Um amigo(a)? Será que essas atitudes podem desencadear ciúmes nos cães? Descubra!