Berinjela ajuda no combate as dores causadas pela artrite, sabia?

Avalie

A artrite é uma inflamação nas juntas que, diferentemente do que se pensa, não tem idade para aparecer. A doença também não tem cura e afeta quase dois milhões de brasileiros. O tratamento serve apenas para aliviar as dores e é feito por meio de analgésicos e anti-inflamatórios. Como tratamento complementar, a berinjela é uma opção.

berinjela

Foto: iStock.com/Getty Images

Desinflama e desincha

Segundo a nutricionista Jaqueline Dantas, existem dois fatores que explicam a ação dos alimentos para a diminuição da dor. “A berinjela é rica em potássio, um importante mineral no sistema de regulação do líquido corporal e, com isso, desincha as articulações”. O segundo fator é a ação anti-inflamatória dos compostos químicos fenóis e flavonoides, também presentes no alimento. Além de ajudar os portadores de artrite, essas propriedades podem combater outras doenças reumáticas como o reumatismo articular agudo, poliartrite crônica evolutiva e a gota.

Modo de usar

Consumir a berinjela assada em forno, refogada, no vapor ou crua em sucos. “É importante que ela não seja cozida em imersão de água”, orienta a nutricionista Jaqueline Dantas. Para quem tem artrite, o ideal é consumir o legume em todas as refeições e não há uma quantidade determinada.

Outros benefícios

Anti-inflamatória e diurética, a berinjela colabora com a digestão e tem efeito laxativo. Como possui alto teor de bioflavonoides e ácidos fenólicos, que são nutrientes que previnem também o câncer e ainda fornecem boas quantidades de vitamina B, C e K, potássio, cálcio, ferro e magné- sio, ela ajuda no combate colesterol alto, diabetes e prisão de ventre.

Fica a dica

Além do consumo de berinjela, há uma série de medidas que podem melhorar a dor dos portadores de artrite. A acupuntura, por exemplo, atua no alívio das dores e nos sistemas imunológico e endócrino. Já a fitoterapia é uma alternativa para pacientes em que os medicamentos tradicionais provocam problemas gástricos. As principais plantas indicadas para problemas reumáticos são: angélica, mulungu, gengibre fresco, erva-de-passarinho, abóbora-d’anta, marapuama, canela em casca, ginseng, alcaçuz.

Atenção: nunca consuma uma planta medicinal sem antes conhecer seus efeitos colaterais e conversar com seu médico

LEIA TAMBÉM:

Consultoria: Jaqueline Dantas, nutricionista clínica, graduada pela Universidade Gama Filho, com especialização em nutrição aplicada à gastronomia e pós-graduada em segurança alimentar
Texto: Jussara Tech

Mais lidas